Região

ERS-400 começa a ser recuperada

Publicado em: 10 de julho de 2017 às 10:20 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:54
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Daer
  • Foto: Divulgação/Daer
    compartilhe essa matéria

    Ao todo, 19 quilômetros receberão melhorias

    Ainda este ano, os moradores da região Centro-Serra terão uma de suas principais rodovias em condições renovadas. O governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), deu início às obras de restauração da ERS-400, entre os municípios de Candelária e Sobradinho. Os trabalhos iniciaram pela localidade de Vila União e seguirão por 19,63 quilômetros até a entrada de Sobradinho, no entroncamento com a ERS-347 e a RSC-481. 

    De acordo com o secretário Pedro Westphalen, foram superados todos os entraves para que o restauro do trecho seja executado sem interrupções. “Junto com o Daer e o governo, conseguimos resgatar um grande passivo de projetos que são reivindicados pela comunidade, como é o caso da ERS-400”, destaca o titular da pasta dos Transportes. “Os resultados estão aparecendo e a população já tem percebido as melhorias na malha viária.”

    O diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, ressalta que as intervenções realizadas para a recuperação da ERS-400 garantirão condições de trafegabilidade por muito mais tempo. “Colocaremos duas novas camadas em substituição ao material já desgastado, com a possibilidade de utilizarmos polímero para dar mais elasticidade e durabilidade ao pavimento”, esclarece. “Hoje, isso é uma realidade e iremos até o fim para que a comunidade comemore o quanto antes essa conquista.”

    As obras integram o lote 6 do Programa Restauro, financiado pelo Banco Mundial (Bird). No total, serão investidos R$ 11,8 milhões na recuperação tanto da ERS-400 quanto da RSC-481, entre Cerro Branco e Novo Cabrais. Nesse trecho de 12,5 quilômetros, as obras devem ser retomadas em breve. “Estamos alterando uma das soluções apresentadas inicialmente no projeto, pois queremos que todos os problemas referentes à rodovia sejam sanados com o máximo de eficiência”, afirma.