Há dois meses, pais podem levar seus filhos até o HVC fora do horário de funcionamento dos postos de saúde
O plantão pediátrico está em pleno funcionamento junto ao Hospital Vera Cruz (HVC), sendo uma conquista para a comunidade, Gestão Municipal, assim como para a casa de saúde. Nesta segunda-feira, dia 10, o serviço completou dois meses desde sua implantação (ocorrida no dia 10 de maio). De lá para cá, foram cerca de 600 crianças atendidas. Além de proporcionar aos pais a opção de levar seus filhos até o hospital fora do horário de funcionamento das unidades de saúde, o serviço está contribuindo para desafogar o atendimento das demandas, principalmente no Espaço Mamãe Criança, que presta mensalmente, em média, 600 atendimentos.
A secretária Municipal de Saúde, Eliana Giehl, avalia a implantação como sendo positiva e o número de consultas realizadas nestes dois meses é significativo, “pois de uma forma ou outra estas crianças teriam que ser atendidas na Atenção Básica, nas unidades de saúde, desafogando também o atendimento das demandas, pois com a chegada do frio, várias patologias atingem a população e em especial as crianças, que são mais suscetíveis”, reflete. Eliana reforça ainda que nesta época do ano, as patologias relacionadas ao inverno aumentam. “Se não tivesse o plantão toda esta demanda acabaria no Espaço Mamãe Criança, congestionando os atendimentos”, sublinha.
No período de 10 de maio até agora, foram atendidos no plantão pediátrico do Hospital Vera Cruz, que funciona das 17 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, crianças com os mais variados sintomas e patologias, sendo mais comuns febre, dor de garganta, dor de ouvido e viroses.
ESTREIA EM DOSE DUPLA
Entre estes aproximadamente 600 atendimentos está o da pequena Monique Luiza Berlt, de quatro anos. A menina consultou no início da noite de sexta-feira, dia 7. Acompanhada da mãe, Jussara Poetter, essa foi a primeira vez que ela consultou no HVC. Mais do que a estreia de Monique, embora não quisesse ter enfrentado uma consulta médica, foi o primeiro dia no plantão também da profissional que atendeu a vera-cruzense. Anna Carolina Aurélio Prestes é residente de pediatria e iniciou os trabalhos junto à casa de saúde na sexta-feira. Foi estreia em dose dupla.
Monique e a mãe moram em Linha Henrique D’Ávila. O horário do plantão pediátrico (das 17 às 22 horas) proporciona mais comodidade, já que Jussara se dedica à lida no campo. “Desta forma consigo trazer minha filha para consultar”, conta a mãe, que aprova a implantação do atendimento especializado às crianças.
Confira a matéria completa na edição desta terça-feira do Jornal Arauto!
Notícias relacionadas
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024
Prainha de Candelária recebe banheiros químicos para temporada do verão
Balneário Carlos Larger é um dos principais pontos de veraneio da região
Moisés Damé: do buenacho à voz do baile, são 20 anos de carreira
Com o projeto Dale Baile, o santa-cruzense que começou na música ainda criança tem lotado a agenda com muitos shows