Partidos destacam possibilidade de cenário na disputa municipal
Há aproximadamente um mês das convenções partidárias para a escolha dos candidatos que irão compor a chapa majoritária e vereadores, os partidos de Santa Cruz do Sul já se organizam internamente e apostam em nomes para a disputa das eleições 2020. Em meio à pandemia, os encontros são de forma virtual e, da mesma forma, não está descartada a possibilidades das convenções ocorrerem do mesmo modo, no período de 20 de julho a 5 de agosto.
Para saber como está o cenário eleitoral e quais são as apostas dos partidos, a reportagem do Grupo Arauto entrou em contato com os presidentes dos partidos. Confira.
PP
Apesar de ter apresentado três nomes de pré-candidatos, o Progressistas (PP) deve apostar na atual vice-prefeita Helena Hermany para concorrer à prefeitura de Santa Cruz do Sul. De acordo com o presidente da sigla, Henrique Hermany, caso Helena decline, o partido irá decidir entre ele e o atual vereador Hildo Ney Caspary, para compor uma chapa a majoritária. A decisão deve estar pré-definida até julho. O PP também não descarta a possibilidade de coligações e vêm abrindo diálogos com partidos como MDB, PSDB, PDT E PL que, segundo Hermany, seguem ideias parecidas com o que o partido defende. Ainda, de acordo com o presidente, a sigla vêm se organizando para as eleições desde o ano passado, com encontros mensais e agora, reuniões on-line e por redes sociais, além de ter uma equipe focada na elaboração do plano de governo.
PTB
A mobilização para a realização das convenções virtuais também ocorre no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Na avaliação do presidente, Marco Borba, apesar de considerar complicado interagir e expressar opiniões de forma on-line, a sigla busca escolher uma plataforma que seja compatível com esse tipo de reunião. Quanto aos nomes mais citados para concorrer ao Palacinho, estão o do vereador e pré-candidato Mathias Bertram e também o da Deputada Estadual Kelly Moraes. Segundo Borba, há também possibilidades de coligações com partidos como PSB e PDT.
PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) segue sem definições quanto a nomes que irão compor a majoritária. De acordo com o presidente da sigla, Frederico Barros, um encontro está agendado para o dia 28 de junho, porém, a decisão final deve ser encaminhada até o dia 5 de julho. Ainda, segundo Barros, há uma possibilidade do PT formalizar uma aliança com o PCdoB, em termos de chapa majoritária.
PL
Terceira maior sigla do país, o Partido Liberal (PL) aposta no nome do vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, Elstor Desbessel, para prefeito no município. Conforme o presidente do PL, Raul Henn, a sigla não abre mão do pré-candidato para compor uma majoritária. Apesar disso, Henn afirmou que a sigla também mantém conversas com outros partidos, a fim de estudar uma coligação. Enquanto as convenções não ocorrem, os filiados se reúnem através de reuniões virtuais e contatos por telefone.
MDB
Vereador mais votado na última eleição e atual presidente da sigla, Alex Knak é o pré-candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) à prefeitura de Santa Cruz. De acordo com ele, o partido partido passou por uma reestruturação nos últimos anos e agora conta com um forte grupo para a disputa das eleições 2020. Ainda, segundo Knak, o MDB mantém conversas com diversos partidos.
PSB
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também já tem um nome definido para a disputa da Prefeitura de Santa Cruz. Terceiro colocado na eleição de 2016, Fabiano Dupont segue firme como pré-candidato da sigla. Segundo Dupont, que também preside o partido, a candidatura é aprovada pela direção nacional do partido e pelo Deputado Federal Heitor Schuch. Ainda, de acordo com ele, existe um diálogo com outros partidos para uma possível coligação, dentre eles, o PTB. Em relação as convenções virtuais, o partido está organizado para isso e vêm mantendo um calendário regular de reuniões virtuais nesse período de pandemia, o que facilitará o acesso de filiados as ferramentas digitais.
PSDB
Com a intenção de ser protagonista em uma chapa majoritária, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) conta com três nomes confirmados como pré-candidatos à prefeito de Santa Cruz.: o médico e ex-vereador Paulo Roberto Jucá, o atual presidente da sigla e vereador César Cechinato e o vereador Francisco Carlos Smidt. De acordo com Cechinato, o diretório do PSDB do município já está se organizando para as convenções e, possivelmente, deve realizar mais próximo do prazo uma pré-convenção para chegar em uma decisão, que será levada aos convencionários. O presidente da sigla também não descartou a possibilidade de coligações. Segundo ele, há conversa com todos os partidos a relação deve se intensificar nos próximos dois meses. Além disso, o partido já estuda o Plano de Governo.
PSD
No comando atual do Governo, o Partido Social Democrático (PSD) vêm se articulando para construir uma base sólida e se manter no Palacinho. Nomes como o do advogado Léo Schwingel, do empresário Ido Dupont e do ex-secretário de Saúde e presidente da sigla em Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior, são apontados nos bastidores para compor a majoritária. Por ocasião de seu desligamento da Prefeitura, Régis mencionou, ainda, que o partido tem à disposição os nomes de Gerson Vargas e Jeferson Gerhardt, ambos ex-secretários do governo Telmo Kirst.
PSL
O PSL tem como pré-candidato o major Ivan Keller e será cabeça de chapa. A nominata de vereadores já tem 15 nomes confirmados.
PDT
Para prefeito, o partido indicou o nome de Bruno Faller, deixando o cargo de vice em aberto para uma coligação. Em relação à nominata de vereadores, a sigla, que é a maior do município, terá 26 candidatos, sendo oito mulheres e 18 homens.
NOVO
O Partido Novo teve o doutor Carlos Eurico Pereira aprovado no processo seletivo para prefeito e Paulo Bigolin para vice-prefeito. Conforme o presidente da sigla, Alexandre Luz, os nomes dos dois serão submetidos à convenção municipal marcada para o dia 30 de julho. O evento está programado para ocorrer de forma presencial, mas possivelmente será alterado para ocorrer de forma virtual. Quanto a nominata para vereador, o partido ainda fechará o processo seletivo.
Notícias relacionadas

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro

Projeto que amplia número de deputados é aprovado na Câmara; veja como votaram parlamentares da região
Marcelo Moraes e Heitor Schuch falaram sobre o tema durante entrevista à reportagem da Arauto News

Legislativo concede 15 títulos de cidadãos venâncio-airenses durante a Fenachim
Cerimônia inicia às 19h, no Chimarródromo

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora
Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas