Mathias Bertram usou a tribuna última segunda-feira e cobrou empenho do prefeito
O advogado Marcos Morsch, que representa o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PSD), afirmou na noite desta quarta-feira (10) que deve ingressar ainda nesta semana, com uma ação indenizatória e de retratação contra o vereador Matias Bertram (PTB) por conta do pronunciamento na reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz.
De acordo com o advogado, “Telmo Kirst tem uma vida honrada e com relevantes serviços prestados à comunidade e não pode ser tratado desta maneira, com notório crime de injúria, que extrapola a imunidade parlamentar.” Ainda segundo o representante do prefeito, Kirst teria sido chamado de “mentiroso” pelo vereador, por obras que estão atrasadas por conta da pandemia de coronavírus.
Segundo Morsch, a conduta do vereador configura dano a “imagem e a honra do prefeito” e a ação deve ser impetrada no Poder Judiciário até o final desta semana.
O que diz o vereador
Procurado pela reportagem do Portal Arauto, o vereador Mathias Bertram se mostrou surpreso, mas disse que respeita o direito constitucional do prefeito Telmo Kirst em ingressar com a ação na Justiça. No entanto, segundo Bertram o direito de um vereador se manifestar e cobrar ações do Executivo municipal também devem ser preservados.
O vereador destaca ainda que usou o espaço regulamentar na tribuna do Legislativo para cobrar promessas, segundo ele feitas pelo prefeito na época da campanha. “Usei a palavra que usei no sentido de cobrar as promessas de campanha do atual prefeito municipal. E são várias: o Complexo do Lago Dourado, o Campo Municipal, o plano de saúde dos servidores municipais, a diminuição de secretarias e da máquina pública, iria sobrar dinheiro para fazer investimentos importantes, sem financiamentos, entre outras promessas”, ressalta.
Para Mathias Bertram é um dever dos vereadores cobrarem o executivo. “Poderia ter usado outro termo, como um não cumpridor de promessas, mas cobrei isso na tribuna da Câmara de Vereadores porque é o meu dever e a comunidade me designou, quando me elegeu. Respeito o direito do prefeito de judicializar o caso, mas vou continuar cobrando e é o meu dever cobrar”, afirma.
Notícias relacionadas

R$ 5,3 mil em multas de anos anteriores travam uso de carro da Câmara de Vereadores
Presidente Nicole Weber lamentou que pendências de gestões passadas impedem utilização do carro

Projeto que amplia número de deputados é aprovado na Câmara; veja como votaram parlamentares da região
Marcelo Moraes e Heitor Schuch falaram sobre o tema durante entrevista à reportagem da Arauto News

Legislativo concede 15 títulos de cidadãos venâncio-airenses durante a Fenachim
Cerimônia inicia às 19h, no Chimarródromo

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora
Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas