Covid 19

Santa Cruz tem 28 casos confirmados de coronavírus

Publicado em: 10 de maio de 2020 às 20:42 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:35
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prefeitura diz que desse total, 12 estão relacionados ao surto em clínica geriátrica

    Em boletim divulgado na noite deste domingo (10), a Prefeitura de Santa Cruz informou o total de 28 casos de coronavírus no município. Conforme a assessoria de imprensa, desse total, 12 estão relacionados ao surto na clínica geriátrica. A classificação de surto decorre da portaria nº289/2020, da Secretaria Estadual de Saúde, que define surto quando há "presença de dois ou mais casos de síndrome gripal, com intervalo de 7 dias entre as datas de início dos sintomas dos casos, em uma mesma instituição".

    Entre os casos confirmados na clínica, estão residentes (idosos), profissionais da saúde, familiares de profissionais, colaboradores e prestadores de serviços.  A Secretaria Municipal de Saúde também investiga um óbito relacionado à clínica. O Município encaminhou notificação à funerária e à clínica geriátrica para prestarem mais informações à Secretaria Municipal de Saúde.

    Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura pede que todas as pessoas que entraram em contato com os pacientes com Covid-19 e que apresentarem sintomas gripais devem procurar, imediatamente, atendimento médico no Hospital de Campanha. Confira o texto a íntegra:

    SURTO DE COVID-19 EM CLÍNICA GERIÁTRICA

    A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul informa que há um surto de Covid-19 na clínica geriátrica Laranjeiras. A classificação decorre da portaria nº289/2020, da Secretaria Estadual de Saúde, que define surto quando há "presença de dois ou mais casos de síndrome gripal, com intervalo de 7 dias entre as datas de início dos sintomas dos casos, em uma mesma instituição".

    – Entre os casos confirmados na clínica Laranjeiras, estão residentes (idosos), profissionais da saúde, familiares de profissionais, colaboradores e prestadores de serviços. 

    – A Secretaria Municipal de Saúde investiga um óbito relacionado à clínica.

    – O Município encaminhou notificação à funerária e à clínica geriátrica para prestarem mais informações à Secretaria Municipal de Saúde.

    – A Vigilância Sanitária realizou inspeção sanitária nas duas instituições da clínica Laranjeiras ainda na noite de sábado, 9.

    – No Hospital de Campanha, foram realizados 27 testes rápidos em pessoas relacionadas aos casos da clínica e a prestadores de serviços da Laranjeiras. 

    – A Vigilância Sanitária realizou 6 testes rápidos na clínica geriátrica ainda no sábado, 9. 

    – Serão realizados testes de PCR (que detecta a presença do vírus no organismo) em residentes da clínica com suspeita de coronavírus e em pessoas sintomáticas que tiveram contato com os casos.

    – Todas as pessoas que entraram em contato com os pacientes com Covid-19 e que apresentarem sintomas gripais devem procurar, imediatamente, atendimento médico no Hospital de Campanha. 

    – De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as pessoas do mesmo local de trabalho dos casos confirmados, se assintomáticas, deverão utilizar máscaras durante as atividades e em casa. Após 10 dias, deverão realizar teste de Covid-19. Em caso de sintomas, deverão ser imediatamente afastadas e permanecer em isolamento domiciliar.

    – De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, familiares (que moram no mesmo local) de paciente com Covid-19 confirmada deverão permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.

    – A Vigilância Epidemiológica iniciou o mapeamento de todos os possíveis contatos dos casos confirmados, relacionando equipes de saúde, prestadores de serviços e outros.

    – Três residentes ligados à clínica estão internados, sendo que dois deles tiveram a doença confirmada e um fez coleta para teste de PCR no Laboratório da Unisc.

    – A Prefeitura publicou neste domingo um decreto que dispõe de medidas de prevenção, monitoramento e controle à Covid-19, as quais deverão ser adotadas pelas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).

    – Até as 19 horas deste domingo, Santa Cruz registrou 28 casos confirmados de Covid-19. Outros 10 casos foram confirmados no município, mas são moradores de outras cidades (entre eles, pessoas ligadas à clínica geriátrica).

    – Até agora, 12 casos relacionados ao surto na clínica já foram confirmados.

    – Neste sábado, 9, o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, técnicos e a promotora do MP, Catiuce Ribas Barin, fizeram reunião online com todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), com o objetivo de reforçar as orientações quanto aos cuidados com os residentes para evitar a infecção por coronavírus.

    – No dia 17 de março, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou às clínicas geriátricas que informassem até o dia seguinte os nomes dos residentes, idades, se possuíam plano de saúde privado e em qual modalidade, nome do responsável, telefone de contato, além de indicação de um responsável técnico pela instituição. 

    – O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a secretária de Estado, Arita Bergmann, e técnicos da Vigilância Epidemiológica Estadual, discutiram durante o fim de semana os próximos passos que deverão ser tomados em relação ao surto de Covid-19 na clínica geriátrica.

    Clínica se manifesta em nota

    A ILPI Laranjeiras Residencial para a Terceira Idade Ltda, vem a público dizer que desde que a OMS caracterizou o COVID-19 como Pandemia, todas as medidas de segurança orientadas pelas autoridades de saúde foram seguidas, dentre elas a restrição do contato dos residentes com o público exterior, a adoção de protocolos de sanitização mais agressivos, e a utilização de equipamentos de proteção pelos colaboradores.

    Infelizmente o vírus não respeita normas e decretos e dois de nossos residentes resultaram positivo. Ambos residentes tem como circunstância comum a recente internação hospitalar e não tiveram contato entre si, pois ambos permaneceram isolados quando do retorno à instituição, e residem cada um em uma das sedes. Entre nossos trinta colaboradores, seis deles também testaram positivo, sendo que todos laboram em apenas uma das sedes, e que tiveram contato com apenas um dos residentes infectados. Tais fatos nos levam a suspeitar que os residentes contraíram a doença fora da instituição.

    A instituição conta com assistência médica de profissional com larga experiência no atendimento em Unidades de Terapia Intensiva, estando totalmente apto a prestar a assistência primária aos idosos residentes. Nossa instituição seguirá com esforços conjuntos com as autoridades sanitárias e Ministério Público no sentido de prevenir e combater a COVID-19.