COMANDO

Delegado Gustavo Schneider toma posse como novo chefe da Polícia Federal em Santa Cruz

Publicado em: 10 de abril de 2025 às 20:31
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Esta é a segunda vez que o profissional lidera a delegacia local

    O delegado Gustavo Schneider foi empossado oficialmente, no fim da tarde desta quinta-feira (10), como o novo comandante da Delegacia da Polícia Federal de Santa Cruz do Sul. A cerimônia de posse ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e foi conduzida pelo superintendente regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, delegado Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues.

    Esta é a segunda vez que Schneider lidera a delegacia local. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, ele destacou a responsabilidade de voltar ao cargo. É uma alegria e uma honra, mas também é algo que nos deixa um pouco preocupados. Mas temos muito apoio comunitário, um efetivo muito qualificado, que a gente já conhece, muito apoio da direção. Isso é o que nos dá a tranquilidade de poder exercer  pela segunda oportunidade essa função”, disse. 

    A delegacia tem sob sua responsabilidade 59 municípios, abrangendo os Vales do Taquari e Rio Pardo. Schneider explicou que a atuação da Polícia Federal é ampla, variando entre atividades administrativas e investigações de crimes federais, como estelionatos previdenciários, fraudes contra a Caixa Econômica Federal, delitos de moeda falsa e crimes de contrabando e descaminho.

    Somente em 2024, a delegacia registrou 113 indiciamentos, 338 itens apreendidos e a recuperação de mais de R$ 3,4 milhões em ativos. As operações também têm alcançado bons resultados em áreas como o tráfico internacional de entorpecentes, fiscalização de segurança privada, controle de estrangeiros e emissão de passaportes. Segundo o delegado, a unidade registrou 4.451 atendimentos relacionados a registro e porte de arma no último ano. A fiscalização de produtos químicos controlados, que podem ser utilizados na produção de drogas, também é um dos focos de atuação, com 265 empresas fiscalizadas nesse setor.

    O delegado destacou ainda que outro ponto que ganhará atenção em breve é a fiscalização dos colecionadores, atiradores e caçadores (CAC). “Esse ano nós vamos incorporar também a fiscalização dos colecionadores, atiradores e caçadores.  Os famosos CACs. Pelo levantamento que temos, são 6.831 CACs na nossa região que passam a ser fiscalizados  a partir do momento que for regulamentada a legislação. Ainda não aconteceu, mas está na iminência de acontecer”, finalizou.