O encontro teve como tema “Essência feminina: leveza nos gestos e força nas atitudes”
Cerca de cinco mil pessoas, em sua maioria mulheres trabalhadoras rurais, participaram na quarta-feira (08), no Ginásio Tigrão, em Arroio do Tigre, do 25º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra. Neste ano, o encontro teve como tema “Essência feminina: leveza nos gestos e força nas atitudes”.
O evento reúne agricultoras dos municípios de Estela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas, além do anfitrião Arroio do Tigre e tem o objetivo de fortalecer o papel da liderança feminina na família, na organização e desenvolvimento da sociedade, bem como integrar as organizações de mulheres agricultoras da região Centro Serra.
No início da programação o público acompanhou a palestra tema do evento, ministrada pela escritora e conferencista Irlei Hammes Wiesel. Em seguida, foi realizada a abertura oficial, com a presença de lideranças municipais, regionais e estaduais. “Quero parabenizar todas as mulheres por esse 8 de março e em especial a todas as mulheres agricultoras que estão presentes hoje”, disse a presidente da Associação das Agricultoras de Arroio do Tigre, Ester Marli Morch Konzen.
As presidentes das Associações das Agricultoras dos municípios presentes realizaram a entrega da Carta de Arroio do Tigre, na qual elas apresentam reivindicações para melhorar a qualidade de vida das mulheres. Neste ano, entre as diversas demandas apresentadas constam a luta pelo fim da violência contra a mulher, o aumento da licença maternidade das agricultoras de quatro para seis meses, melhores condições de saúde física e mental e a contrariedade ao projeto que tramita no Congresso e prevê mudanças na previdência e aposentadoria rural. O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, esteve no evento representando o governador José Ivo Sartori, ele destacou a importância da união das agricultoras na busca por melhores condições de vida para a mulher rural. “No carnaval vocês viram os mulherões na TV, mas os verdadeiros mulherões são vocês que ajudam a sustentar as famílias, que trabalham na agricultura plantando alimentos, que se envolvem em ações para melhorar o meio em que vivem. Vamos nos fortalecer, nos unir para conseguir melhorar a nossa casa, a nossa comunidade, município e o nosso Estado, assim seremos ouvidos e conseguiremos os resultados que buscamos”, enfatizou Kuhn.
Entre as autoridades presentes esteve a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, o deputado estadual Adolfo Britto, a juíza de Direito da Comarca de Arroio do Tigre Marcia Rita de Oliveira, a presidente da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre, Viviane Redin Mergen, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais lideranças da região.
Durante o evento houve a comercialização de produtos da agricultura familiar e de artesanato confeccionado por agricultores dos dez municípios participantes. Também foi realizada a escolha da Rainha, Princesas e Mulher Simpatia das Agricultoras do Centro Serra, sendo eleita rainha Marilei de Almeida Hermes, representante de Arroio do Tigre. As princesas Rosane de Lurdes Candido, de Passa Sete, e Marta Pappis Redin, de Sobradinho. E a Mulher Simpatia Lizete Scota, de Ibarama.
25 anos de história
A 25ª edição do Encontro Intermunicipal de Mulheres foi marcado pelo resgate da história do evento, que iniciou em 1993, no município de Sobradinho, com o tema “Mulher, geradora de vida” e que contou com a participação de 800 mulheres. Na sequência, o Encontro aconteceu em Segredo (1994) em que a participação foi de aproximadamente 2.000 pessoas. Em Arroio do Tigre (1995), Ibarama (1996), Sobradinho (1997), sendo que a média de público ficou em 2.500 pessoas.
Desde o início, o evento mantém o caráter de promoção da cultura, do lazer e da confraternização, assumindo também nos últimos anos um espaço para a expressão política de demandas socioeconômicas das agricultoras da região Centro Serra, manifestado através das cartas elaboradas e entregues ao Poder Público em suas diferentes esferas.
Nesta edição foi realizada uma homenagem às presidentes das Associações de Agricultoras e ou Trabalhadoras Rurais dos 10 municípios participantes do Encontro, bem como às Soberanas eleitas ao longo destas mais de duas décadas de história das mulheres agricultoras do Centro Serra e das extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar que atuaram junto aos grupos de agricultoras dos municípios participantes, sendo elas Marinez Giacobe Busatto, Renete Maria Menegazzi e Maria Helenice Shwindt.
“Sempre fazíamos eventos nos municípios, que na época eram quatro: Sobradinho, Segredo, Ibarama e Arroio do Tigre, e com o passar do tempo não conseguíamos palestrantes para esses eventos, então resolvemos fazer o evento coletivo. Com a emancipação de novos municípios o evento foi tomando uma proporção cada vez maior e com grande mobilização das mulheres, pois sempre trabalhamos com os grupos de mulheres o empoderamento da mulher, o papel de mãe, de mulher e de agricultora. O meu sentimento hoje é de felicidade uma vez que a semente que plantamos frutificou, dessa geração de hoje muitos começaram acompanhando as mães, depois nos grupos de jovens rurais e estão aqui agora, ocupando espaços na sociedade”, lembrou Marinez Bussato.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade