Política

Vereador propõe projeto para que santa-cruzenses paguem valor menor na conta de luz

Publicado em: 10 de fevereiro de 2025 às 19:38 Atualizado em: 11 de fevereiro de 2025 às 13:48
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Emily Lara
  • FOTO: ARQUIVO/PORTAL ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Segundo o documento, uma pesquisa seria conduzida pelo Executivo Municipal

    O vereador Professor Cleber (União Brasil) apresentou um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul sugerindo a realização de um estudo técnico para avaliar a possibilidade de reduzir os índices da taxa de iluminação pública no município. Segundo o documento, a pesquisa seria conduzida pelo Executivo Municipal.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o parlamentar explicou que uma taxa de iluminação pública, que é cobrada todos os meses junto à fatura de energia elétrica, foi instituída há alguns anos para cobrir uma dívida decorrente de gastos com o serviço. “Nós temos uma líquida de iluminação pública dentro das nossas contas. Isso foi criado devido à grande dívida que o município tinha naquele período, foi aprovado na câmara de vereadores e isso acabou vindo para as nossas contas. Dentro dos nossos estudos, a gente entendeu que se terminamos de pagar a dívida, estamos trocando as lâmpadas LED, isso significa que nós não precisamos cobrar a mesma alíquota”, apontou.

    O vereador ressaltou que com a troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED, é possível diminuir a taxa cobrada da população.  Ainda, ele ressaltou que os dados que embasaram a iniciativa foram obtidos junto à concessionária Rio Grande Energia (RGE) e à prefeitura de Santa Cruz do Sul.

    “A gente tentou apurar o mais próximo possível esses dados para que a gente chegasse no número correto dessa atualização. Então, baseado nisso, a gente acredita que possa se ter uma grande redução, mas o grande estudo feito foi que saudamos a dívida, foi pago em novembro de 2024 número de trocas de lâmpadas. Isso significa que pode ocorrer um estudo para a realização de uma possível redução da taxa de iluminação pública”, disse.

    Ouça a entrevista completa: