Segundo o documento, uma pesquisa seria conduzida pelo Executivo Municipal
O vereador Professor Cleber (União Brasil) apresentou um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul sugerindo a realização de um estudo técnico para avaliar a possibilidade de reduzir os índices da taxa de iluminação pública no município. Segundo o documento, a pesquisa seria conduzida pelo Executivo Municipal.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o parlamentar explicou que uma taxa de iluminação pública, que é cobrada todos os meses junto à fatura de energia elétrica, foi instituída há alguns anos para cobrir uma dívida decorrente de gastos com o serviço. “Nós temos uma líquida de iluminação pública dentro das nossas contas. Isso foi criado devido à grande dívida que o município tinha naquele período, foi aprovado na câmara de vereadores e isso acabou vindo para as nossas contas. Dentro dos nossos estudos, a gente entendeu que se terminamos de pagar a dívida, estamos trocando as lâmpadas LED, isso significa que nós não precisamos cobrar a mesma alíquota”, apontou.
O vereador ressaltou que com a troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED, é possível diminuir a taxa cobrada da população. Ainda, ele ressaltou que os dados que embasaram a iniciativa foram obtidos junto à concessionária Rio Grande Energia (RGE) e à prefeitura de Santa Cruz do Sul.
“A gente tentou apurar o mais próximo possível esses dados para que a gente chegasse no número correto dessa atualização. Então, baseado nisso, a gente acredita que possa se ter uma grande redução, mas o grande estudo feito foi que saudamos a dívida, foi pago em novembro de 2024 número de trocas de lâmpadas. Isso significa que pode ocorrer um estudo para a realização de uma possível redução da taxa de iluminação pública”, disse.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão