Parque de Eventos, Autódromo Internacional, Antiga Estação Férrea e Mercado Público estão entre os planos
Um dos objetivos da nova administração de Santa Cruz do Sul é dar mais visibilidade e destaque aos pontos turísticos do município. Em entrevista ao Grupo Arauto, o secretário municipal de Cultura, Douglas Albers, destacou que a pasta planeja promover o desenvolvimento do turismo e da economia local através desses espaços.
Parque de Eventos e Autódromo Internacional
O Parque de Eventos e o Autódromo Internacional têm papel central nos planos do governo municipal. Segundo Albers, os dois locais são a “menina dos olhos” do prefeito Sérgio Moraes, que foi o idealizador dos projetos em sua gestão anterior. “É a menina dos olhos do prefeito e é ele que vai tocar o barco ali. O que será feito ali ele já tem tudo planejado, conforme suas ideias, porque é ele o idealizador daquele espaço. Ele vai dar muita continuidade agora para aquilo que já era ideia lá atrás e ficou trancado”, afirmou.
Entre as iniciativas, está a retomada das provas automobilísticas no Autódromo, como Stock Car e Fórmula Truck. Conforme revelou o secretário, o prefeito já está tomando as medidas iniciais para trazer esses eventos de volta. “Nós temos algumas provas que já vão se fazer presentes em Santa Cruz neste ano, movimentando toda a rede hoteleira e a gastronomia local”, disse.
Além disso, o Parque de Eventos deverá ser revitalizado para se tornar um espaço mais dinâmico, com atividades voltadas às entidades tradicionalistas e aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). A ideia é transformar o local em um polo de produtividade e turismo, gerando mais recursos para o município.
Coworking Cultural e Mercado Público
O Coworking Cultural, localizado no Centro da cidade, conta com recepção, estúdio de gravação, salas de reunião e oficinas, além de um palco integrado à Praça da Cultura, e oferece internet gratuita ao público. No entanto, Albers aponta que o local ainda é pouco conhecido por profissionais da área cultural. O objetivo é movimentar o espaço para que ele se torne uma referência na produção cultural local. “A gente tem um produto muito valioso na nossa mão, com muita coisa boa aqui, e muitas vezes a gente não vende isso para fora das divisas do nosso município”, disse.
Já o Mercado Público enfrenta desafios estruturais. Após a empresa vencedora da licitação abandonar o projeto, a obra ficou inacabada. A administração municipal está avaliando o que pode ser feito para recuperar o espaço e definir, em conjunto com arquitetas e o prefeito, um novo destino. “É uma decisão que precisa ser tomada em conjunto para que a gente realmente de vida para aquele local.”
Antiga Estação Férrea
Outro ponto destacado por Albers é a Antiga Estação Férrea, que receberá um trabalho intenso para se tornar um atrativo turístico ativo e dinâmico. O objetivo, de acordo com o secretário, é revitalizar o espaço histórico, que inclui um prédio antigo e um vagão de trem, promovendo exposições e atividades culturais que darão “vida ao local“, proporcionando uma experiência turística completa para quem passar por ali.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Prefeito Sérgio Moraes e vice Alex Knak iniciam agenda de visitas às secretarias
Nos locais, conversaram com as equipes de trabalho e buscaram estabelecer um canal aberto de comunicação pelos próximos anos de governo
Mães de crianças menores de 12 anos poderão cumprir prisão domiciliar
STF determina mutirões carcerários para conceder benefício
Pró-Esporte abre primeira janela de inscrições de 2025 para projetos e novos proponentes
Pedidos de financiamento pela Lei de Incentivo ao Esporte devem ser feitos em janeiro
Presidente do Legislativo sanciona lei que amplia isenção de IPTU para pacientes com câncer em Santa Cruz
A proposta, do vereador Rodrigo Rabuske, havia sido aprovada na sessão ordinária do dia 9 de dezembro do ano passado