STF determina mutirões carcerários para conceder benefício
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização de mutirões carcerários para garantir o cumprimento de uma decisão da Segunda Turma que assegurou a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar para mães de crianças menores de 12 anos.
A decisão foi proferida em habeas corpus apresentado pela defesa da mãe de uma criança de 4 anos presa preventivamente por tráfico de 5 gramas de crack. Ao avaliar o caso, o ministro concedeu a prisão domiciliar à mulher por considerar que a quantidade de droga encontrada com ela era ínfima e não estaria ao alcance da criança.
“O juiz da instância de origem deverá fixar a forma de cumprimento e fiscalização e poderá determinar novas medidas cautelares se achar necessário”, informou o STF, em nota. Na decisão, Gilmar Mendes avaliou que a substituição da prisão preventiva pela domiciliar “vai muito além de uma benesse à mulher alvo da segregação cautelar”.
“A ideia é, por meio de tal flexibilização, salvaguardar os direitos das crianças que podem ser impactadas pela ausência da mãe. Por meio da medida, a ré permanece presa cautelarmente, mas passa a cumprir a segregação em seu domicílio, de modo a oferecer cuidados aos filhos menores”, apontou.
O ministro citou ainda a existência de sucessivas decisões em instâncias inferiores negando a concessão do benefício de prisão domiciliar para mães que preenchem os requisitos legais e, por isso, determinou a realização dos mutirões carcerários, a serem executados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“O objetivo da medida proposta é a revisão das prisões, a apuração das circunstâncias de encarceramento e a promoção de ações de cidadania e de iniciativas para ressocialização dessas mulheres”, afirmou.
Notícias relacionadas
Prefeito Sérgio Moraes e vice Alex Knak iniciam agenda de visitas às secretarias
Nos locais, conversaram com as equipes de trabalho e buscaram estabelecer um canal aberto de comunicação pelos próximos anos de governo
Secretaria de Cultura planeja dar mais visibilidade aos pontos turísticos de Santa Cruz
Parque de Eventos, Autódromo Internacional, Antiga Estação Férrea e Mercado Público estão entre os planos
Pró-Esporte abre primeira janela de inscrições de 2025 para projetos e novos proponentes
Pedidos de financiamento pela Lei de Incentivo ao Esporte devem ser feitos em janeiro
Presidente do Legislativo sanciona lei que amplia isenção de IPTU para pacientes com câncer em Santa Cruz
A proposta, do vereador Rodrigo Rabuske, havia sido aprovada na sessão ordinária do dia 9 de dezembro do ano passado