Objetivo da legislação é arrecadar e disponibilizar cabelos à instituições que atendam pessoas com câncer
Ingressou, na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul desta semana, um projeto de lei do vereador Rodrigo Rabuske (Partido Liberal) que busca a criação do Banco Municipal de Doação de Cabelos. O objetivo da legislação é arrecadar e disponibilizar cabelos para doação à instituições que atendam pessoas com câncer.
De acordo com o parlamentar, para muitas pessoas, especialmente mulheres e crianças, a perda do cabelo é um dos aspectos mais difíceis de lidar durante a doença, pois mexe diretamente com a identidade e a imagem pessoal. Por isso, a proposta surge para oferecer apoio prático e emocional aos pacientes em tratamento.
Além disso, segundo Rabuske, instituições de saúde que atendem pacientes com câncer frequentemente relatam dificuldades para acessar perucas de qualidade, devido ao alto custo ou à escassez de materiais. Este projeto visa também preencher essa lacuna, garantindo que os pacientes tenham acesso a perucas de forma gratuita e digna
Segundo o documento, este banco será responsável por receber, armazenar e catalogar cabelos doados pela população. A administração dele ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com entidades e organizações da sociedade civil que atuam no atendimento, combate ao câncer e apoio aos pacientes.
Notícias relacionadas
Prefeita Sandra Backes manifesta preocupação com transição de governo em Sinimbu
Wilson Molz (PSB) e Vanderlei Fredrich (PSDB), prefeito e vice eleitos, assumirão a Administração Municipal em 2025
Projeto Dinheiro Direto na Escola deve ser prioridade da Administração de Rio Pardo
Secretário Cristiano Salgueiro fez uma avaliação de 2024 e compartilhou os projetos da gestão para o próximo ano
Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
Texto fala sobre produção, registro, e inspeção dos produtos
Lula assina MP para recuperação de áreas afetadas por eventos climáticos extremos
Crédito extraordinário é voltado para atendimento da população atingida pela estiagem na Amazônia e no Pantanal