Pesquisas mostram que cerca de 97% das mulheres argentinas já passaram por alguma situação de assédio na rua
As autoridades argentinas aprovaram nesta semana a criação de uma punição para os autores de assédio sexual nas ruas da capital. Quem assediar mulheres terá que pagar multa de até mil pesos (cerca de R$ 200). A informação é da Rádio França Internacional.
Pesquisas mostram que cerca de 97% das mulheres argentinas já passaram por alguma situação de assédio na rua. Para lutar contra isso, a nova medida vai punir todos os “comentários sexuais diretos ou indiretos sobre o corpo, fotografias e gravações de partes íntimas sem o consentimento, contato físico impróprio ou não consensual, perseguição, masturbação e exibicionismo". O texto define como assédio “tudo o que toca a dignidade e o direito à integridade física e moral”.
A discussão foi lançada após uma série de assassinatos recentes de mulheres, vítimas de seus companheiros. Segundo estatísticas oficiais, uma argentina morre em situação de violência conjugal a cada 30 horas. Em outubro, a mobilização tomou conta da Argentina, após a morte da adolescente Lucia Pérez, de 16 anos, que foi drogada, estuprada e violentamente assassinada.
O feminicídio – assassinato motivado pelo fato de a vítima ser uma mulher – foi inscrito no Código Penal argentino em 2012. Desde então, ele é considerado um fator agravante em caso de condenação por homicídio, que pode resultar em prisão perpétua no país.
Notícias relacionadas
Vereador propõe Dia Gospel na Oktoberfest
Edson Azeredo explica que a programação contaria com um show voltado a esse público
Faça a sua lista
Listas são importantes no dia a dia. Você faz para o mercado, para as tarefas do trabalho, dos lugares que quer conhecer e tantas outras. Dá para fazer lista pra tudo. Aqui neste texto, uma dica de leitura e uma lista, claro, que espero que você goste.
Por Daiana Theisen
Jornada Nem Tão Doce Lar inicia com momento de formação
Objetivo é disseminar informação de como buscar ajuda, e também aprender a reconhecer as diversas formas de violência
Leandro Vernier assume presidência da Assemp para Gestão 2025/2026
Eleição da nova diretoria, por aclamação, ocorreu na noite dessa segunda-feira, em Santa Cruz