O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes em reunião com o governador José Ivo Sartori, em Brasília
O Ministério da Justiça e Cidadania confirmou, a prorrogação do prazo de permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Rio Grande do Sul, por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes em reunião com o governador José Ivo Sartori, em Brasília, para tratar de solicitações na área da Segurança Pública no estado.
Sartori também solicitou ampliação do efetivo, englobando policiais civis e peritos criminais, para reforçar o trabalho investigativo. Eles irão atuar principalmente em casos de homicídio e latrocínio. O governador ressaltou que, apesar dos investimentos já feitos para a execução da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, o quadro de pessoal ainda é insuficiente para frear a criminalidade. "Também viemos reiterar o pedido que fizemos para aquisição de mais armamentos, coletes balísticos e viaturas, além de um acréscimo no efetivo para reforçar o policiamento", afirmou.
O governador também falou das medidas que estão sendo tomadas. "Decretamos emergência no sistema penitenciário, incentivamos a permanência de policiais militares aposentados, chamamos concursados para a Brigada Militar e Polícia Civil e abrimos concurso no Instituto Geral de Perícias (IGP). São esforços do governo estadual, mas a situação financeira não nos permite resolver todos os problemas. Necessitamos de todo o apoio possível", explicou.
A prolongação do apoio federal, prestado pela FNSP, dá continuidade à operação em conjunto com a BM, Polícia Civil e IGP. Os 136 homens, que já atuam no reforço ao policiamento ostensivo de forma integrada com a polícia gaúcha, permanecem no estado. Os agentes da FNSP efetuam prisões, apreendem armas e drogas, trabalham em todos os turnos e fazem policiamento ostensivo em áreas estratégicas, incluindo regiões de vulnerabilidade.
Em Porto Alegre, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, frisou a importância da contribuição do governo federal. "A presença da Força Nacional de Segurança Pública, embora em um contingente de 136 homens, é positiva. Reforça o trabalho que estamos fazendo no aumento do policiamento ostensivo e na sensação de segurança", declarou.
Notícias relacionadas
Princípio de incêndio é registrado em restaurante de estabelecimento comercial em Mato Leitão
Caso aconteceu no final da tarde deste sábado, em Linha Santo Antônio
Guarda Municipal de Santa Cruz recupera motocicleta furtada há dez dias
Veículo foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para ser entregue ao proprietário
Jovem é morto a tiros em Santa Cruz
Corpo foi deixado no Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória
Brigada Militar de Rio Pardo prende homem por tráfico de drogas
Ação policial foi realizada no final da noite dessa sexta-feira, no Bairro Parque São Jorge