Parada enalteceu a cultura alemã e movimentou a Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul
Os Desfiles Temáticos são considerados destaques da programação de todas as edições da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Nesta 33ª edição, que iniciou no dia 4 de outubro e segue até o domingo, 15, não foi diferente. Na manhã deste domingo, 8, mais de 30 mil pessoas se deslocaram até a Rua Marechal Floriano, no centro da cidade, para prestigiar a parada com tema Arte, Tradição e Fé. Neste ano, a atração contou com a participação de 2,8 mil figurantes e nove carros alegóricos, que abrilhantaram ainda mais o momento. “A cada ano, os desfiles nos surpreendem. Nesta edição tivemos uma enorme participação da comunidade, seja no grupo de figurantes ou como espectadores. Foi lindo e emocionante de ver”, comemorou o presidente da festa, Djalmar Ernani Marquardt.
O desfile deste domingo foi aberto pelas recepcionistas da Festa da Alegria, acompanhadas da Banda Munich. Logo depois, a Coordenação Executiva da 33ª Oktoberfest e os colaboradores da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), organizadora do evento junto ao Poder Público Municipal, desfilaram com a presença do presidente da festa. A Fubica do Fritz foi a atração seguinte, sendo pilotada pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, acompanhado da vice-prefeita, Helena Hermany, e do ex-prefeito, Arno Frantz.
O primeiro carro alegórico, chamado Família Fritz, trouxe o casal Fritz e Frida e os filhos Max e Milli. O tema da festa foi exaltado na segunda alegoria intitulada Arte, Tradição e Fé. Nela, foi enaltecida a riqueza cultural do povo de Santa Cruz do Sul, como a dança, a música, as artes plásticas e o teatro. As soberanas da 33ª Oktoberfest, Rainha Milena Maiara Rachor e as Princesas Thartieri Assmann e Mylena Gehrke, foram apresentadas no terceiro carro alegórico, que trouxe a temática Castelo de Sonhos. A Fé foi explorada, principalmente, na quarta alegoria, na qual apresentava os símbolos: Rosa de Lutero, Cruz, Bíblia Sagrada, o muro das construções diárias, o recomeçar com a luz do sol, a crença universal e o anjo da guarda que cada ser acredita.
Já o carro cinco contextualizou o Teatro, como parte das tradições artísticas dos imigrantes, e o sexto, enalteceu a tradição dos casamentos. Com ele foram retratadas as festividades e os trajes tradicionais, desde o século 17, na Alemanha, quando as noivas usavam vestidos pretos. A temática dos Jogos Germânicos foi apresentada junto ao sétimo carro alegórico, que retratou a forma de diversão, que tradicionalmente reunia as comunidades do interior nas tardes de domingo. Na oitava alegoria, a tradição dos Bailes de Kerb e das cucas foi exaltada e, em seguida, o nono carro alegórico apresentou o chope.
Outro ponto forte do desfile foi a participação das empresas patrocinadoras e apoiadoras. “As empresas e entidades se reuniram em grande número para compartilhar conosco esse momento. Todos estavam muito animados”, ressaltou Marquardt. Para quem não conseguiu se fazer presente neste domingo, ainda haverá mais duas apresentações da parada: quinta-feira (12), às 10h; e no próximo domingo (15), a partir das 10h30min.
Notícias relacionadas
Aplicação de fumacê para controle de insetos inicia nesta segunda-feira em Venâncio
Trabalho será realizado em áreas de 12 bairros do município
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…