Ação integra o Programa Arborização + Segura, com foco na sustentabilidade ambiental
No mês de setembro, a RGE realiza o Programa Arborização + Segura, em Venâncio Aires. As ações ocorrem entre os dias 9 e 13 de setembro, com o plantio de 450 mudas. As espécies plantadas são adequadas ao ambiente urbano, visando à segurança dos cidadãos, das instalações elétricas e o reordenamento da arborização urbana.
Por meio do projeto, a RGE realiza o plantio de espécies adequadas sob indicação e supervisão das equipes técnicas do poder público municipal, que direcionam o planejamento e implementação. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com exemplares de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando as de menor porte.
Em 2023, por meio do Programa, a RGE executou o plantio de mais de 10,5 mil árvores em toda sua área de concessão, com um investimento total de R$ 2,3 milhões.
Leia também
Entre os benefícios, “o Programa Arborização + Segura também garante sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual”, explica o analista de meio ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo. A distribuidora faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.
“Além de auxiliar na arborização do município de Venâncio Aires, embelezando a cidade, a implantação do Programa ainda garante mais segurança para o sistema elétrico e para a população”, destaca o Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva.
Todas as ações de manejo e intervenções junto à vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que requer espaçamentos mínimos entre rede elétrica e vegetação de acordo com o aspecto técnico operativo da rede. Para as substituições, as equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e também apresentam respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
Notícias relacionadas

Reunião entre Corsan e moradores do Bairro Aviação discute obras de redes de esgoto
Encontro ocorre nesta segunda-feira, 19h

Santa Cruz busca fortalecer produção de peixe após reforma no abatedouro
Espaço, que foi utilizado durante a Semana Santa, vai manter funcionamento durante o ano

Santa Cruz estuda mudanças na cobrança de tarifa de lixo
Atualmente, município gera aproximadamente 100 toneladas de resíduos por dia

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás