Ele foi um dos vereadores mais respeitados do Poder Legislativo santa-cruzense e faleceu em junho
Os vereadores aprovaram nove matérias na sessão desta segunda-feira (9). Um dos projetos aprovados é o que denomina o plenário da Câmara de Plenário Nilton Garibaldi. Ele foi um dos vereadores mais respeitados do Poder Legislativo santa-cruzense e faleceu em junho. Desta forma, o vereador Henrique Hermany (Progressistas) apresentou a proposta, que foi aprovada por unanimidade.
Foi acolhido o veto às emendas sobre o Plano Plurianual do quadriênio 2022-2025, com votos contrários da bancada do PTB – Serginho Moraes, Nicole Weber, Rodrigo Rabuske; de Francisco Carlos Smidt (PSDB) e Alberto Heck (PT) e abstenção de Jéferson Redondo (Republicanos).
Foram aprovadas a autorização da contratação de 14 educadores/cuidadores, três engenheiros civis, um técnico em construção civil; um técnico de enfermagem; um operário. Também foi aprovado o repasse de R$ 300 mil como auxilio emergencial ao setor de eventos, turismo, transportadoras turísticas e guias de turismo.
De autoria do vereador Henrique Hermany (Progressistas) tendo como co-autor Leonel Garibaldi (Novo) foi aprovado o projeto que denomina o plenário da Câmara de Plenário Nilton Garibaldi. A emenda do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB), também acabou aprovada. A mesma requer a inclusão de um minicurrículo do vereador junto ao plenário.
De autoria de Carlão Smidt foi aprovado o projeto que dispõe sobre o fechamento de portões das escolas. A proposta foi aprovada com apenas seis votos favoráveis: Francisco Carlos Smidt e Gerson Trevisan, do PSDB; Serginho Moraes, Nicole Weber e Rodrigo Rabuske, do PTB; e Alberto Heck (PT). Os demais se abstiveram.
Já de autoria do vereador Jéferson Redondo (Republicanos) foi aprovado o projeto que institui o Dia e a Semana da Consciência Negra. Também foi aprovado o projeto de decreto que dispõe sobre a composição do Conselho Diretor de Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Agerst).
Gariba
Nilton Garibaldi marcou época na política santa-cruzense, com 32 anos ininterruptos à frente do Legislativo, com passagens pela presidência e pela liderança de governo. Ingressou na vida pública pela mão do então prefeito Elemar Gruendling, o Maçarico. A primeira eleição foi em 1972, quando ainda era acadêmico em direito e líder estudantil. Ele foi o segundo vereador mais votdo, com 1.952 votos. Elegeu-se ainda nos pleitos de 1977, com 2.088 votos; de 1982, com 1.051, já pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT); em 1988, com 570 votos; em 1992, pelo PTB, com 711 votos e em 1996, com 1.222 votos. Além disso, foi presidente do Legislativo nos anos de 1983, 84, 1995 e 1997.
Em 1983, Garibaldi assumiu a prefeitura nas férias de Armando Wink, como presidente da Câmara, mesmo sendo oposição. Normélio Boetcher, então vice-prefeito se licenciou também e Nilton acabou assumindo a prefeitura por uma semana. Na década de 90, Gariba tornou-se o grande responsável por uma das conquistas mais importantes da Câmara: a autonomia financeira e contábil em relação à Prefeitura.
Entre a década de 1990 e o início dos anos 2000, Gariba esteve no PTB, para onde migrou em apoio a Sérgio Moraes. Depois, retornou ao PDT. Ao todo, foram sete mandatos, dos quais dois foram prorrogados por emendas constitucionais e duraram seis anos cada. Concorreu pela última vez em 2012 para atender a um pedido do partido. Seu último mandato havia terminado em 2004 e não tinha pretensão de retornar.
Garibaldi foi autor de leis de cunho social, como isenções no pagamento de impostos e taxas para pessoas de baixa renda. Também são de sua autoria a lei que instituiu o Dia Municipal da Consciência Negra e a lei da passagem escolar.
Notícias relacionadas
Airton Artus aponta projetos que podem ser desenvolvidos no Rio Grande do Sul
Deputado estadual integra comitiva gaúcha que realiza visita a China e ao Japão
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV