Comunicador da Arauto FM desde abertura da emissora, ele é reconhecido pelo talento na banda Nova Geração e na Múltipla Produtora
Daniel Schwengber tem sempre um sorriso no rosto e várias facetas. Esposo da dona Noeli, pai dedicado, avô babão, chef de cozinha nas horas vagas e uma pessoa extremamente grata por conciliar ofícios que se casam tão bem e o realizam. Para quem não o conhece, desde que o Grupo Arauto ativou a 95,7 FM, lá está ele, o comunicador mais antigo do time.
“Desde que tirou o plástico da mesa de som”, brinca ele, em 2011, esse casamento começou. Primeiro para prestar uma consultoria sobre equipamentos, mas a relação foi tão boa e calorosa que “foi ficando”. É o comunicador que conduz o Costelão da Arauto e do Mundo Sertão, e integra o time do setor comercial também. “O segredo da venda é o relacionamento e chegamos trazendo uma inovação para a região”, confessa.
Mas antes da Arauto, Daniel vive a alegria de tocar com a Nova Geração, banda que tem 37 anos de trajetória. Ele começou a tocar com 13 anos e sua afinidade com a música vem da experiência com os Canarinhos, do São Luis. Autodidata, Daniel de tanto mexer nos instrumentos foi pegando gosto, até sentir a necessidade de estudar um pouco mais para fazer a carteirinha de músico. Por um curto período chegou a viver da música, mas depois passou a ser hobby, ainda que trabalhe de forma séria quando está no palco, como tudo o que se dispõe a fazer.
Desde muito jovem, Daniel se descobriu compositor. Sua relação com a música era coisa do destino. Quando criança, ganhou um piano infantil, mas que só continha as teclas brancas, sem os semitons das teclas pretas. Como tirava as notas de ouvido, os pais perceberam que estava na hora de abastecer o filho com um instrumento “de verdade”, porque o guri tinha talento.
O talento se uniu aos negócios. Por muitos anos se dedicou às vendas e parou de fazê-lo para empreender, para criar seu próprio estúdio, a Múltipla. Quantos artistas passaram por suas mãos para gravar o sonhado CD, de qualidade, com um som bem captado? Deve ter produzido mais de 150 álbuns, calcula Daniel. Como produtor ou artista, tem participação em mais de 240 músicas. Sem contar na parte publicitária, com jingles, vinhetas, trilhas, por exemplo. “Hoje, ao ouvir a Arauto FM ou a Arauto News, até mesmo outras rádios da região, é muito difícil em uma caixa comercial não ter uma peça produzida pela Múltipla Produtora e isso me enche de orgulho”, confessa.
Para ele, compor um bom jingle é mais desafiador do que uma canção completa. “O jingle precisa vender o peixe, ser agradável com a música, criar um refrão, e tudo isso acontecer em 30 segundos”, atesta.