Bispo emérito faleceu na noite desta quinta-feira em Santa Cruz
Dom Aloísio Sinésio Bohn nasceu no dia 11 de setembro de 1934, em Linha Bonita, município de Montenegro. Fez seus estudos primários em Bom Princípio e secundários no Seminário de Gravataí. Cursou filosofia e teologia na Universidade Gregoriana de Roma, onde foi ordenado padre no dia 23 de dezembro de 1961.Depois de ordenado ficou mais dois anos em Roma para uma especialização em Direito Canônico. Na época se ligou à Ação Católica, particularmente à Pastoral Operária.
De volta ao Brasil, teve uma rápida passagem como vigário paroquial nas paróquias de São Jorge do Partenon, em 1964, e São Pedro do Bairro Floresta de Porto Alegre, em 1965. Depois passou a se dedicar à formação dos seminaristas como assistente dos estudantes de filosofia e teologia em Viamão. No mesmo período foi professor de teologia, tanto no Seminário de Viamão quanto no Curso de Teologia da PUC-RS.
No dia 21 de junho de 1977 foi nomeado bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Paulo VI. A ordenação episcopal se deu no dia 9 de setembro de 1977, no Seminário Maior de Viamão, assumindo o lema: “Para que todos sejam um”. No dia 30 de fevereiro de 1980 tomou posse como 1º bispo da Diocese de Novo Hamburgo. Trabalhou aí na organização da nova Diocese até 1986, quando foi nomeado bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, substituindo a Dom Alberto Frederico Etges. A posse de Dom Sinésio em Santa Cruz do Sul foi no dia 31 de agosto de 1986.
Leia também: "Ele olhava para cada pessoa como pessoa" afirma padre que atuou com Dom Sinésio
Ao completar 75 anos de idade, cumprindo uma orientação disciplinar da Igreja, escreveu sua carta de renúncia ao Papa Bento XVI em setembro de 2009. O pedido foi aceito em junho de 2010.
Na condição de Bispo Emérito, Dom Sinésio presidiu várias celebrações de crisma nas paróquias e auxiliou como capelão do Mosteiro da Santíssima Trindade em Linha Travessa, Santa Cruz do Sul. Eventualmente também socorreu os padres nas celebrações das paróquias, e pregou alguns retiros para padres em outras dioceses. Nos últimos, devido a fragilidade física, viveu uma vida de recolhimento, oração e estudo na Casa Amparo Fraterno. Na noite do dia 09 de junho, aos 87 anos, o bispo veio a falecer.
Notícias relacionadas
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira
Evento festivo de cursilhos mobiliza cursilhistas de 51 paróquias
Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado