Covid 19

Governo Federal habilita leitos de UTI Covid em Venâncio Aires

Publicado em: 09 de junho de 2020 às 11:18 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 12:14
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Valor de R$ 384 mil chegará durante os próximos 90 dias

    O Diário Oficial da União desta terça-feira (9) anunciou o repasse de R$ 384 mil por mês para Venâncio Aires. O valor, que chegará durante os próximos 90 dias, são para pagamento exclusivo dos custos dos oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

    A Capital Nacional do Chimarrão é uma das 20 cidades beneficiadas com a portaria nº 1.502 que garante que o auxílio poderá ser prorrogado caso necessário ou finalizada caso ocorra o fim da emergência em saúde pública.

    O secretário de Saúde Ramon Schwengber afirma que o recurso chega em boa hora já que até o momento os custos dos leitos de UTI para os pacientes com Covid-19 foram custeados com recursos próprios e dos valores já enviados anteriormente para a frente de trabalho a pandemia: “O Governo Federal foi sensível e enviou este auxílio aos Município gaúchos para que possamos enfrentar a pandemia com um pouco mais de alívio, afinal, os pacientes internados em UTI ficam muitos dias e o custo é bem alto ao SUS. Com este recurso mensal, poderemos focar nossa atenção financeira em outras demandas dentro do próprio atendimento Covid no Hospital bem como nas demais frentes de atuação à disseminação do vírus”.

    Atualmente o HSSM possui 14 leitos de UTI, sendo que oito são exclusivos para os pacientes com coronavírus. Além dos 10 leitos adultos já existentes antes da pandemia, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus conquistou mais quatro leitos com o Governo do Estado. “Temos ainda a possibilidade montarmos mais outros quatro leitos em caso de necessidade, bem como equipe, aumentando assim em 80% o número de leitos de UTI no município”, comenta.