O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santa Cruz do Sul (Comdap) se reuniu, nessa quarta-feira (8), na sede da Secretaria de Agricultura. O encontro avaliou as perdas causadas pela enchente que atingiu a cidade e medidas para recuperação do setor.
O relato das entidades participantes do conselho destacou a ocorrência de prejuízo em todo o município, com maior concentração nas regiões de Rio Pardinho e Monte Alverne. Danos às plantações, construções e ao solo, além da morte de animais, estão sendo contabilizados para serem informados à Defesa Civil.
Como prioridade inicial, o conselho definiu pela realização de ações para resolver problemas de infraestrutura nas propriedades rurais. As secretarias de Agricultura (Seagri) e de Obras e Infraestrutura (Seoi) ainda trabalham para restabelecer o acesso a comunidades que se encontram isoladas pelo bloqueio de estradas. Outra preocupação bastante presente durante as discussões é o fornecimento de energia elétrica e água para as regiões atingidas.
Após esta etapa, terá início o trabalho nas pequenas propriedades, com ênfase nas construções, acesso às lavouras e preparo do solo. A Seagri está analisando como antecipar aos agricultores a oferta de programas de benefícios já existentes. Além disso, O Comdap organizou um canal para a arrecadação de doações aos pequenos produtores rurais através do Banco Sicredi (nº 748), agência 0156, conta corrente 03456-5 e também da chave Pix [email protected]. Caberá ao conselho a gestão e o repasse dos recursos aos agricultores.
Além disso, o conselho manifestou preocupação com fornecimento de alimentos para as feiras rurais, a merenda escolar e programas institucionais. O titular da Seagri, secretário Décio Hochscheidt, considerou a reunião de extrema importância. “As entidades trouxeram seus relatos e preocupações sobre os dois desastres climatológicos que aconteceram. A tempestade e chuva de granizo causaram grande destruição na região, atingindo seriamente a produção de hortifrutigranjeiros”, avaliou.
Marcaram presença no encontro representantes da Afubra, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Emater, associações de produtores, Coopersanta e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Notícias relacionadas
Em oito horas, Santa Cruz acumula 50 milímetros de chuva
Na régua instalada no Bairro Várzea, nível do Rio Pardinho é de 2,5 metros
Relatos de quem foi arrastado por um “tsunami” no Rio Pardinho
Entre os que enfrentaram esse desastre no interior de Santa Cruz, está o pedreiro Mauro Froemming
Solidariedade abre espaço em meio à tragédia
As fortes chuvas que afetaram a quase totalidade dos municípios gaúchos nas últimas semanas trouxeram destruição, prejuízos e muita tristeza. Mas em meio à maior tragédia climática da história do Estado, a solidariedade tem ocupado papel de destaque e trazido…
FOTOS: Veja como está a situação no Balneário Porto Ferreira após a enchente
Com o nível do Rio Jacuí baixando, moradores do Balneário Porto Ferreira, em Rio Pardo, começam a ter acesso a localidade e a retornarem para suas residências. Fortemente atingido pelas enchentes que assolaram a região, alguns pontos ainda permanecem com…