Maior preocupação é quanto a possibilidade de vento forte
A MetSul Meteorologia alerta para chuva generalizada e temporais para a maioria das regiões no Estado para esta quinta-feira (9). Há risco de granizo, mas a maior preocupação no deslocamento do sistema pelo Estado será a possibilidade de vento forte. É provável o registro de vendavais que isoladamente podem causar danos por rajadas próximas ou acima de 100 km/h, como já ocorreu na área de Buenos Aires durante a madrugada.
Os temporais atingem inicialmente hoje o Oeste e o Sul do Estado entre o fim da manhã e a primeira metade da tarde, deslocando-se rapidamente pras demais áreas do Rio Grande do Sul entre o meio da tarde e a noite.
A MetSul destaca ainda a probabilidade de altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul entre hoje e o domingo (12). Serão dois episódios de forte instabilidade. O primeiro de hoje para amanhã, e o segundo no domingo. Na soma dos dois eventos, pontos do Estado poderão ter 100 mm a 200 mm, particularmente no Oeste e no Sul. Amanhã (10), o tempo melhora cedo na maior parte do Estado no decorrer do dia, mas na Metade Norte ainda chove.
O segundo evento com chuva forte no Estado se concentrará no domingo, apesar de chuva já entre a tarde e a noite de sábado (11) em alguns locais. Uma frente fria impulsionada por massa de ar frio avança no domingo e encontra ar quente e úmido que cobre o Sul do Brasil. Por isso, o domingo também tem risco de temporais no território gaúcho. Na segunda (13), com ar seco e mais frio, o sol voltará a predominar no Rio Grande do Sul.
Notícias relacionadas
Representante da Fapergs palestra sobre oportunidades de financiamento e apoio a projetos
Mauro Mastella mostrou como a fundação está moldando o futuro da pesquisa e inovação no Estado
Cooperativa Escolar Verde Vale realiza assembleia e eleição de nova diretoria
Solenidade foi acompanhada pelo prefeito, Carlos Gustavo Schuch, e outras autoridades
Governador inaugura pavimentação da estrada de acesso ao Cristo Protetor
Por meio do programa Pavimenta, Estado investiu R$ 4 milhões na obra
Pesquisadores criam a primeira caneta de adrenalina brasileira
Estimativa é que a produto chegue ao mercado custando cerca de R$ 400