Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Moisés Damé: do buenacho à voz do baile, são 20 anos de carreira

    Publicado em: 09 de janeiro de 2025 às 19:00
    MOISÉS DAMÉ É SUCESSO EM SUA CARREIRA DE 20 ANOS | ACERVO PESSOAL
    compartilhe essa matéria

    Com o projeto Dale Baile, o santa-cruzense que começou na música ainda criança tem lotado a agenda com muitos shows

    Na certidão de nascimento, Moisés dos Santos Schmidt, nascido em 1986, em Santa Cruz do Sul. Na arte, simplesmente Moisés Damé. É assim que o músico santa-cruzense, criado um pouco na Terra da Oktoberfest e um pouco em Balneário Camboriú, é conhecido por seus amigos e seu público fiel.

    Entre idas e vindas de Santa Catarina para Santa Cruz, Moisés chegou a arriscar seu talento na bola, jogando no juvenil do Avenida. Mas a vocação, herdada do pai, seu Geraldo Buenacho, sempre falou mais alto. Desde que se lembra, confessa Moisés, tocava violão com pai, seu pai, mas profissionalmente, sua carreira teve início em 2004,com a banda Os Meninos do Baile. Foram 20 anos celebrados neste 2024 recém findado.

    Naturalmente, Moisés passou a integrar o conjunto do pai, Os Buenachos, de 2005 a 2012, mas nesse meio tempo, em 2010, em paralelo, criou o projeto sertanejo, que fez dupla com Luiz Henrique, e rodou todo Estado, tocou com grandes artistas, como Gusttavo Lima. Quis o destino que mais um talentoso Luiz Henrique cruzasse seu caminho depois e formasse nova dupla, oportunizando a participação em grandes rodeios, como em Barretos.

    A música era o que eu sabia e o que gostava de fazer”, resume ele. Chegou o momento de partir para a carreira solo, momento que fez sucesso de shows, criou novos projetos mesclando com pagode, depois com música gaúcha, e após à pandemia, junto ao Flor da Serra, descobriu novas oportunidades com os bailões. “E a partir dessa vivência, muita coisa boa surgiu”, frisou o músico santa-cruzense, que criou, com sua própria banda, o projeto Dale Baile, que tem tido muito sucesso por onde passa.

    Como todo músico que sofreu os percalços da pandemia, Moisés se reinventou. Jamais deixou de lado seu talento, sua vocação. Mas descobriu novas possibilidades. Com a paternidade, o nascimento de Caetano lhe abriu horizontes. Surgiu a versão Moisés corretor de imóveis, e junto à Imobiliária Cidade, o santa-cruzense mostra que na vida, a exemplo da música, saber ser eclético, aproveitar as oportunidades e trabalhar com dedicação gera muito resultado.