A causa da notificação agora é a mesma que levou a prefeitura a multá-la em setembro do ano passado, no valor de R$ 13, 2 mil
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai mais uma vez notificar a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) por conta do não cumprimento do Plano Emergencial e os recorrentes episódios de falta d`água que, na última semana, afetaram praticamente todos os bairros da cidade, deixando desassistida a população. A decisão foi tomada pelo prefeito Telmo Kirst na manhã desta segunda-feira, em reunião com a Comissão Especial para Acompanhamento e Fiscalização do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Na notificação que será entregue à direção local da estatal nesta terça-feira, a prefeitura vai intimar a Corsan para que dentro de 30 dias apresente um cronograma detalhado para execução das obras previstas no Plano Emergencial e que não foram feitas no devido prazo.
Assinado em julho de 2014, o contrato que concedeu à Corsan o direito de manutenção dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, estabelecia uma série de ações emergenciais a serem executadas dentro de um período de 24 meses. Os itens 8 a 11 não foram cumpridos pela concessionária. Os itens não executados referem-se à instalação de uma rede de reservatórios pulmão para acabar com o bombeamento em rede e aumentar a capacidade de reservação de água, reduzindo perdas e vazamentos.
Segundo o prefeito Telmo Kirst a situação hoje é inaceitável e da forma como está não pode continuar. Ele ameaçou até mesmo denunciar o contrato, caso o mesmo não seja cumprido na íntegra. “Eles terão que explicar porque não fizeram, porque contrato assinado é para ser cumprido. E a Companhia terá que cumprir”, disse.
A causa da notificação agora é a mesma que levou a prefeitura a multar a Corsan em setembro do ano passado, no valor de R$ 13, 2 mil. Caso a concessionária não se pronuncie dentro do prazo estipulado, a prefeitura deverá aplicar uma sanção e persistindo os problemas, seguir as etapas legais, o que pode culminar na denúncia do contrato por parte do Município.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos