São 47 telas pintadas por estudantes de Santa Cruz, feitas em oficina de arte vinculada ao Cras Integrar. Mostra vai até o dia 14
Está em cartaz na galeria garagem da Casa das Artes Regina Simonis uma exposição com 47 telas pintadas por crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul. A Exposição Caminho em Cores é o resultado do processo de atividades da Oficina de Arte do Projeto Alegria e Esperança, hoje Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Alegria e Esperança.
A professora de artes, Lisiane Syperreck comentou, em entrevista à Arauto News, que o projeto ganhou esse nome porque é um caminho, é um trajeto, “por isso em cores, porque cada um tem as suas cores, as suas representações em cores, então são caminhos em cores”. Ela explica que é uma diversidade muito grande de expressões. E por isso, sendo professora de arte, “a gente percebe a importância que tem de nós tirarmos dentro das paredes do nosso espaço para apresentar para o público. E eu recorri à Casa das Artes, vai ficar em cartaz até o dia 14. A visitação é gratuita”.
O projeto tem como objetivo atender crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, no turno inverso à escola. Os usuários são referenciados pelo Cras Integrar, do bairro Bom Jesus, sendo que hoje abrange os bairros Bom Jesus, Mãe de Deus, Pedreira, Santuário, Senai e Viver Bem.
Outras oficinas no local incluem ateliê de velas, informações sobre Educação Sexual com voluntárias da Casa da Amizade, conversa sobre higiene bucal com a dentista voluntária Luciane Cappellari e o Projeto Sorria Agora, além de o apoio psicológico de Elani Becker.
Lisiane, que organizou a exposição, relata que os jovens puderam refletir sobre suas próprias trajetórias nas telas que foram produzidas para a mostra. Essa exposição, ressaltou, é o resultado de um processo do desenvolvimento do trabalho da Oficina de Artes, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Alegria e Esperança, onde ela ministro as aulas da Oficina de Arte. Está vinculado ao Cras Integrar, então atende os alunos, as crianças no contraturno por três tardes na semana. E no projeto eles têm as oficinas de arte, de dança e de música, todas com seus professores específicos da área.
Notícias relacionadas
CTG Querência da Mata confeccionará pilchas completas através da Lei Aldir Blanc
Verba de R$ 52 mil vai beneficiar 25 casais
O presente de Fernanda e Michele tem nome: Augusto
Casal vera-cruzense terá o maior Natal de sua vida, com a doce espera do filho, que nasce em 2025, trazendo sentimento de amor que une e liberta
Os 97 Natais de dona Brunilda
Da simplicidade da sua infância, a santa-cruzense carrega a lembrança mais saudosa da reunião familiar. Hoje, se mantém participativa ao desfilar na Christkindfest
Entidades de Vale do Sol recebem recursos para qualificar estrutura
Valores serão empregados em infraestrutura ou na aquisição de instrumentos, equipamentos de som e iluminação