Cultura e Entretenimento

Exposição Caminho em Cores está na Casa das Artes Regina Simonis

Publicado em: 08 de dezembro de 2024 às 17:00
LISIANE MINISTRA OFICINA DE ARTES | PAOLA SEVERO
compartilhe essa matéria

São 47 telas pintadas por estudantes de Santa Cruz, feitas em oficina de arte vinculada ao Cras Integrar. Mostra vai até o dia 14

Está em cartaz na galeria garagem da Casa das Artes Regina Simonis uma exposição com 47 telas pintadas por crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul. A Exposição Caminho em Cores é o resultado do processo de atividades da Oficina de Arte do Projeto Alegria e Esperança, hoje Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Alegria e Esperança.

A professora de artes, Lisiane Syperreck comentou, em entrevista à Arauto News, que o projeto ganhou esse nome porque é um caminho, é um trajeto, “por isso em cores, porque cada um tem as suas cores, as suas representações em cores, então são caminhos em cores”. Ela explica que é uma diversidade muito grande de expressões. E por isso, sendo professora de arte, “a gente percebe a importância que tem de nós tirarmos dentro das paredes do nosso espaço para apresentar para o público. E eu recorri à Casa das Artes, vai ficar em cartaz até o dia 14. A visitação é gratuita”.

O projeto tem como objetivo atender crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, no turno inverso à escola. Os usuários são referenciados pelo Cras Integrar, do bairro Bom Jesus, sendo que hoje abrange os bairros Bom Jesus, Mãe de Deus, Pedreira, Santuário, Senai e Viver Bem.

Outras oficinas no local incluem ateliê de velas, informações sobre Educação Sexual com voluntárias da Casa da Amizade, conversa sobre higiene bucal com a dentista voluntária Luciane Cappellari e o Projeto Sorria Agora, além de o apoio psicológico de Elani Becker.

Lisiane, que organizou a exposição, relata que os jovens puderam refletir sobre suas próprias trajetórias nas telas que foram produzidas para a mostra. Essa exposição, ressaltou, é o resultado de um processo do desenvolvimento do trabalho da Oficina de Artes, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Alegria e Esperança, onde ela ministro as aulas da Oficina de Arte. Está vinculado ao Cras Integrar, então atende os alunos, as crianças no contraturno por três tardes na semana. E no projeto eles têm as oficinas de arte, de dança e de música, todas com seus professores específicos da área.

Leia também