Cultura e Entretenimento

Carnaval de Santa Cruz já tem data: será em 8 de março

Publicado em: 08 de dezembro de 2024 às 09:24
  • Por
    Portal Arauto
  • CARNAVAL EM SANTA CRUZ SERÁ EM MARÇO | ARQUIVO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Presidente da Associação das Entidades Carnavalescas revela que o sonho é transferir desfile para a rua Galvão Costa

    Ainda que todos estejam vivendo o clima de Natal, com programações por todos os municípios, a maior festa popular brasileira já está planejada e precisa ser organizada com antecedência. Na Terra da Oktoberfest, revelou Cristiano Calisto, presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, o desfile de rua já tem data para acontecer: 8 de março de 2025.

    Em entrevista à Arauto News, Calisto frisou que o trabalho da Associação começa quando termina o carnaval anterior, e a ideia é de fazer um Carnaval crescente, a cada ano melhor e mais bonito à comunidade, e para isso é necessário a elaboração de projetos. Neste momento, afirmou ele, por parte da entidade carnavalesca, tudo já está encaminhado para a folia do momo do ano que vem. Ainda está em fase de conatos com empresas para a infraestrutura, mas está bem encaminhado, assegurou ele.

    O Carnaval de Santa Cruz foi planejado para se manter na rua Marechal Floriano. Mas Calisto confessa: o sonho é fazer a programação na rua Galvão Costa, entre a Independência e Tenente Coronel Brito. Inclusive existe um projeto para tal. “Transformaríamos a Galvão em um mini sambódromo com arquibancada, praça de alimentação. E dentro do Parque da Oktoberfest seria estacionamento”, projeta.

    Para o Presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, a mudança facilitaria o acesso das escolas, que se utilizam da estrutura do Parque da Oktoberfest para a confecção de alegorias e fantasias. Outro ponto destacado é a evolução dos sambistas no asfalto, onde é mais fácil do que no paralelepípedo da rua principal. Mas, Calisto reconhece que o custo é menor ao manter o desfile na Marechal Floriano, por isso foi projetado para lá.

    No entanto, não esconde o desejo de dialogar com a nova gestão municipal para lançar essa ideia de transferência de local e construir um Carnaval melhor. Calisto destacou que existem outros planos para o futuro da festa no município. Gostaria de tornar o evento mais regionalizado, com dois dias de desfile, um voltado às campeãs.

    Aos poucos, escolas e entidade trabalham para fortalecer a festa popular, que ficou alguns anos paralisada no município e retornou em 2022. “Precisamos fazer com que as pessoas entendam o que é o carnaval, que não é só o desfile, trazer a criançada para pegar o gosto e lá na frente, que tenha gente que vá assumir nosso lugar. Depois da pandemia, pessoal está pensando mais nisso, está preocupado em passar pra comunidade entender o que a escola está mostrando na avenida, o que é a história contada”, refletiu.

    No último dia 2 foi aprovado na Câmara o orçamento para o Carnaval. São R$ 400 mil distribuídos em cinco escolas e a associação, recurso que se soma ao que os grupos captam com outras parcerias para viabilizar o desfile carnavalesco e torná-lo cada vez mais belo à comunidade.

    Leia também