Região

Orquestra de Brinquedos alegra a região

Publicado em: 08 de dezembro de 2016 às 13:30 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:11
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Shows passam por Vera Cruz, Santa Cruz, Candelária e Cachoeira do Sul

    Uma banda em que os instrumentos – e os músicos – são de brinquedo! Essa é proposta da Orquestra de Brinquedos, que dá vida a soldadinhos de chumbo, que tocam e cantam em tom de brincadeira. Um trabalho sério do músico e compositor Yanto Laitano. O repertório vai de cantigas infantis a compositores clássicos. O show faz parte do Projeto Arte, Cultura e Alegria, com patrocínio do Arroz Rei Arthur e Financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. Abaixo o roteiro cultural das apresentações:

    DIA 09/12 – 20h30min – PRAÇA DR. HONORATO DE SOUZA SANTOS – CACHOEIRA DO SUL

    DIA 11/12 – 20h30min – RUA COBERTA – CANDELÁRIA

    DIA 13/12 – 20h30min – PRAÇA JOSE BONIFÁCIO – VERA CRUZ

    DIA 14/12 – 20h30min – MONUMENTO DO IMIGRANTE – SANTA CRUZ DO SUL

    Dia 16/12 – 20h30min – CLUBE CENTENÁRIO – AGUDO

    A Orquestra de brinquedos apresenta um espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedos que tem tudo a ver com o Natal. Vestidos como soldadinhos de brinquedo, os cinco talentosos músicos apresentam O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Jingle Bells, Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven), Imagine (John Lennon) e outras composições conhecidas do público de todas as idades, em divertidos e criativos arranjos.

    O espetáculo inicia como um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocam sinos musicais. Na segunda parte a orquestra sobe ao palco e toca, de verdade, com instrumentos de brinquedo: guitarra, baixo, piano, trompete, teclado, acordeon e sinos musicais.

    O show, feito para crianças de diferentes idades, tem cenário e figurinos que lembram a uma caixa de brinquedo. No palco, cinco soldadinhos de chumbo ganham vida e é assim que o público descobre que os brinquedos, na verdade, são músicos de mão cheia. Personificados por Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid(guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeom), os personagens tocam 16 canções, entre velhas cantigas infantis, obras de compositores clássicos e músicas de domínio público. Tudo é executado com instrumentos em miniatura e brinquedos.

    "Optamos por resgatar músicas que aprendemos na infância, mas com arranjos diferentes. A gente tem muito respeito pela inteligência das crianças, por isto escolhemos só canções de qualidade",  conta Yanto Laitano, 41 anos, que assina a direção musical do espetáculo, além de representar um dos soldadinhos. "A criança é o ouvinte mais sincero que existe, demonstra na hora o interesse pela música", conta ele.

    Mas o show não costuma agradar apenas aos pequenos. O diretor musical garante que a resposta dos adultos ao espetáculo também é boa: – Os timbres de instrumentos como os sinos e o piano de brinquedo resgatam uma memória musical da infância que muitas vezes surpreende os pais que vão ao espetáculo só para levar as crianças.