Shows passam por Vera Cruz, Santa Cruz, Candelária e Cachoeira do Sul
Uma banda em que os instrumentos – e os músicos – são de brinquedo! Essa é proposta da Orquestra de Brinquedos, que dá vida a soldadinhos de chumbo, que tocam e cantam em tom de brincadeira. Um trabalho sério do músico e compositor Yanto Laitano. O repertório vai de cantigas infantis a compositores clássicos. O show faz parte do Projeto Arte, Cultura e Alegria, com patrocínio do Arroz Rei Arthur e Financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. Abaixo o roteiro cultural das apresentações:
DIA 09/12 – 20h30min – PRAÇA DR. HONORATO DE SOUZA SANTOS – CACHOEIRA DO SUL
DIA 11/12 – 20h30min – RUA COBERTA – CANDELÁRIA
DIA 13/12 – 20h30min – PRAÇA JOSE BONIFÁCIO – VERA CRUZ
DIA 14/12 – 20h30min – MONUMENTO DO IMIGRANTE – SANTA CRUZ DO SUL
Dia 16/12 – 20h30min – CLUBE CENTENÁRIO – AGUDO
A Orquestra de brinquedos apresenta um espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedos que tem tudo a ver com o Natal. Vestidos como soldadinhos de brinquedo, os cinco talentosos músicos apresentam O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Jingle Bells, Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven), Imagine (John Lennon) e outras composições conhecidas do público de todas as idades, em divertidos e criativos arranjos.
O espetáculo inicia como um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocam sinos musicais. Na segunda parte a orquestra sobe ao palco e toca, de verdade, com instrumentos de brinquedo: guitarra, baixo, piano, trompete, teclado, acordeon e sinos musicais.
O show, feito para crianças de diferentes idades, tem cenário e figurinos que lembram a uma caixa de brinquedo. No palco, cinco soldadinhos de chumbo ganham vida e é assim que o público descobre que os brinquedos, na verdade, são músicos de mão cheia. Personificados por Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid(guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeom), os personagens tocam 16 canções, entre velhas cantigas infantis, obras de compositores clássicos e músicas de domínio público. Tudo é executado com instrumentos em miniatura e brinquedos.
"Optamos por resgatar músicas que aprendemos na infância, mas com arranjos diferentes. A gente tem muito respeito pela inteligência das crianças, por isto escolhemos só canções de qualidade", conta Yanto Laitano, 41 anos, que assina a direção musical do espetáculo, além de representar um dos soldadinhos. "A criança é o ouvinte mais sincero que existe, demonstra na hora o interesse pela música", conta ele.
Mas o show não costuma agradar apenas aos pequenos. O diretor musical garante que a resposta dos adultos ao espetáculo também é boa: – Os timbres de instrumentos como os sinos e o piano de brinquedo resgatam uma memória musical da infância que muitas vezes surpreende os pais que vão ao espetáculo só para levar as crianças.
Notícias relacionadas

Prazo para envio de projetos da Consulta Popular 2024/2025 é prorrogado até 15 de abril
A apresentação dos documentos é condição necessária para que os recursos sejam liberados

Nestor Ellwanger é eleito presidente da Amvarp
Escolha ocorreu na manhã desta segunda-feira, na sede do Cisvale

Estudante de Vera Cruz alcança maior nota do estado na redação do Enem
Fernanda Beatriz Storch é egressa do Instituto Sinodal Imigrante

Venâncio Aires terá quatro representantes na Hannover Messe 2025
Evento é a maior feira internacional de tecnologia industrial, tendências e inovações dos setores industriais e de manufatura avançada