Quatro municípios confirmaram a opinião popular espontânea da comunidade
O pleito eleitoral do último domingo (6) elegeu os representantes que irão comandar os Executivos Municipais a partir de 1º de janeiro de 2025. No mês de agosto, o Grupo Arauto lançou uma sondagem espontânea para saber qual a aceitação pública da comunidade quantas as chapas lançadas à majoritária em toda a região.
Após as eleições, a reportagem realizou uma comparação entre as conclusões das enquetes e os resultados oficiais do pleito, que apontou: quatro municípios confirmaram a opinião popular espontânea da comunidade.
Em Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes e Alex Knak lideraram a enquete com 46,27%. Em seguida, veio Helena Hermany e Fabiano Dupont – 25,23%, Carlão e Anette Schiemann – 18,94% e João Pedro Shcmidt e Marta Nunes – 9,56%. O resultado se concretizou, pois Sérgio e Alex foram eleitos à prefeitura da Terra da Oktoberfest.
Já em Venâncio Aires, Maciel Marasca e Alexandre Wickert foram apontados com a preferência com 36,41%. Em segundo lugar vinha Jarbas da Rosa e Izaura Landim – 32,15%, seguido por Giovane Wickert e Elida Klamt – 28,91% e Cândido Faleiro e Sérgio da Rosa – 2,53%. O resultado das urnas foi diferente, pois Jarbas e Izaura conquistaram a reeleição e irão comandar novamente a Capital do Chimarrão a partir de 2025.
Em Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha e Luciano Silva lideraram com 42,90%. Rogério Monteiro e Alemão da Caixa estavam em segundo lugar – 41,33%. Ricardo Figueiró e Helena Etges vinham em seguida, com 12,93%. Já Tenente Célio e Pedro Antônio Panichi Lopes apresentaram 2,84%. Neste caso, o resultado surpreendeu. Joni, apontado como o vencedor, ficou em terceiro lugar. O atual prefeito Rogério Monteiro, e seu vice Alemão da Caixa se reelegeram e estarão à frente da Cidade Histórica novamente.
Mato Leitão, por sua vez, apresentou Arly Sthor, o Flecha, e Luciano Vargas como preferência, com 55,08%. Em seguida vinha Antônio Pereira e Cleberton Ferreira – 23,73%, Arsênio Maldaner e Volnei Hockscheidt – 19,49% e Leonardo Alves e Joacir Mai – 1,70%. O resultado se concretizou e Flecha irá comandar o Executivo da Cidade das Orquídeas pelos próximos quatro anos.
Os eleitores de Passo do Sobrado colocaram Caio Baierle e Gilberto Weber como os favoritos, com – 51,92% e Edgar Thiesen e Jânder de Carvalho Thiesen em segundo lugar – 48,08%. O resultado não foi similar, pois Edgar e Jânder conquistaram a reeleição e estarão comandando o Executivo novamente.
Em Vale do Sol, José Valtair dos Santos, o Nego, e Alexandre da Mota foram apontados com a preferência – 50,48%. Susana Rohlfes e Lucas Kohl ficaram em segundo lugar – 49,16%. O resultado se concretizou, pois Nego e Alexandre foram eleitos.
Os eleitores de Candelária apontavam Nestor Ellwanger, o Rim, e Cristiano Becker como favoritos – 49,43%. Em segundo lugar vinha Paulo Butzge e Alan Wagner – 48,74% e depois Wilmar Rediske e Sadi, com 1,83%. O resultado também se concretizou e o Rim estará no comando do Executivo Municipal pelos próximos quatro anos.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão