Segundo Leisa, cuidados com a alimentação e prática de exercícios são fundamentais na prevenção da doença
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a população em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento é realizado em nível mundial e teve início em 1990, nos Estados Unidos.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ocorreram desde 2002, mas foram formalizadas pela lei federal em 2018. A cor rosa foi aplicada como símbolo de campanhas ao longo do mês de outubro.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, excluídos os casos de tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais afeta o gênero feminino em todas as regiões, com índices mais altos no Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se o surgimento de 73.610 novos casos, o que representa uma taxa de 41,89 casos por 100 mil mulheres.
Leia também
Segundo a médica mastologista Leisa Gaspary, o diagnóstico precoce é o tratamento mais eficaz contra o câncer de mama. “A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que, a partir dos 40 anos, seja realizada uma mamografia bilateral anualmente”, reforça.
Leisa também destaca que uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são aliadas importantes na prevenção de doenças. “Além disso, é fundamental saber administrar o estresse diário, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, acrescenta. Ela ainda faz um alerta para pacientes com histórico familiar de câncer de mama. “Essas mulheres precisam ter atenção redobrada”, ressalta.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Rio Pardo envia oito propostas para o Novo PAC Seleções
O Governo Federal tem 180 dias para analisar os itens

Obras do Viaduto do Arroio Grande bloqueiam trânsito nesta sexta-feira
Prefeitura divulgou rotas alternativas; confira

Prefeitura de Santa Cruz retoma discussões para assumir área do Daer
Administração Municipal avalia as contrapartidas exigidas pelo Governo do Estado para a transferência do terreno

Paulo Favero: uma carreira guiada pela paixão pelo campo
Atual gerente regional de produção da indústria, ele trilhou um caminho marcado por desafios, aprendizado e dedicação ao setor de tabaco