Geral

Iro Schünke lança livro “Uma vida para o agro, o agro para vidas”

Publicado em: 08 de outubro de 2024 às 20:20 Atualizado em: 08 de outubro de 2024 às 20:23
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A obra literária foi apresentada na noite desta terça-feira, no estande do SindiTabaco, no Parque da Oktoberfest

    A obra literária Uma vida para o agro, o agro para vidas – Da infância na lavoura à iniciativa que transforma a realidade de jovens e famílias rurais, de Iro Schünke, foi lançada na noite desta terça-feira (8), no estande do SindiTabaco, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

    O livro traz a história do Presidente do SindiTabaco na lavoura e o testemunho vivo de sua vida e paixão pelo campo. “Conta a minha história, desde que eu saí do campo, quando ainda lá, filho de pequeno produtor, e que tive toda essa trajetória. Depois me formar, passar por empresa de tabaco, Sinditabaco e o Instituto Crescer Legal. Então, foi toda uma trajetória, eu diria assim, ascendente. E a grande satisfação é que a gente está chegando nesse momento, podendo realmente também, através do livro, mostrar os frutos  dessa trajetória”, destacou Schünke.

    Foto: Emily Lara/Grupo Arauto

    Outro assunto destacado na obra são os caminhos que levaram o executivo à fundação do Instituto Crescer Legal, que transforma a realidade de jovens e famílias rurais. “Principalmente agora com o Instituto Crescer Legal, os frutos que está dando no campo, desenvolvendo realmente jovens do meio rural, melhorando a vida deles, dando uma nova oportunidade e horizonte para eles. E eu acho que isso é assim o que mais satisfaz, o que mais me deixa feliz, e por isso também foi uma das razões de escrever o livro”, afirmou.

    O executivo adicionou ainda que o Instituto Crescer Legal “muda a vida deles. Os jovens entram com o horizonte estreito e saem com o horizonte muito largo. Eu diria que nós estamos, através do Instituto, formando cidadãos para o futuro. Eles têm uma nova visão sobre o campo onde eles moram, e eles também aumentam muito os seus conhecimentos para poder tomar decisões para ter um futuro que eles queiram escolher. Mas muitos, por estarem conhecendo melhor o campo, via o instituto, muitos querem ficar lá, porque sabem que podem ter uma vida muito boa lá”, concluiu.

    A obra literária é dividida em cinco capítulos. No primeiro, Uma vida para o agro, conhecemos as origens, a infância e o início da vida estudantil. No capítulo seguinte, Arar a terra, abrir caminhos, é possível desvendar os desafios enfrentados na sua juventude para realizar o sonho de ser engenheiro agrônomo. O terceiro capítulo da obra, Tabaco é agro, estabelece a relação do autor com o setor, os desafios e os sucessos ao longo da vida profissional. O quarto capítulo, Agro é trabalho, é dedicado a contar um pouco das iniciativas do SindiTabaco, local onde tem atuado por 18 anos. Já o último capítulo, Agro para vidas: a árvore frondosa, aborda emocionantes histórias de um grande projeto que vem mudando a vida de muitas famílias.

    Sobre o autor

    Foto: Emily Lara/Grupo Arauto

    Iro Schünke nasceu em Candelária, no interior do Rio Grande do Sul. Formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com praticamente 50 anos de experiência no segmento do tabaco, iniciou na empresa Fumossul Ltda., ainda em 1975, em Venâncio Aires e, em 1980, ingressou na Meridional de Tabacos, em Santa Cruz do Sul, onde atuou como engenheiro Agrônomo, gerente de Produção e, a partir de 2000, como diretor de Produção. A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem a Alliance One, onde atuou como superintendente de Produção, em 2005. Durante todo este período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é Diretor da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015 assumiu, também, como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.