Projeto social que virou departamento da entidade alia solidariedade, voluntariado, empatia, saúde e qualidade de vida
Há duas décadas, o Centro de Tradições Gaúchas Candeeiro da Amizade inovou ao investir em um departamento que não tem relação direta com o tradicionalismo, com as danças ou lidas campeiras, mas tem o foco nos benefícios que o cavalo pode trazer para a vida das pessoas.
Em amplo espaço e com cavalos dóceis à disposição, o CTG uniu a disposição de voluntários que se apaixonaram pela equoterapia com uma necessidade de atendimento na região ao propor um serviço inédito. O projeto da equoterapia completa 20 anos, e já passaram pela iniciativa realizada em Vera Cruz nas tardes de segundas e sextas-feiras, mais de 200 praticantes.
Hoje, explica a coordenadora Cláudia Ferraz, são 36 praticantes de Vera Cruz, Vale do Sol, Candelária e Santa Cruz do Sul e 22 voluntários que se dedicam a auxiliar a quem precisa. Para ela, a prática só faz bem. A quem pratica, as melhoras motoras, cognitivas e sociais da terapia com os cavalos são notáveis com o passar do tempo. Aos familiares que acompanham, tem a acolhida de amor e carinho pelos voluntários, e a eles, que se dedicam para receber praticantes e famílias, tem sido uma imensa satisfação de servir e auxiliar a quem precisa com amor e carinho, reforça Cláudia. É uma troca de amor, empatia e carinho que merece ser comemorada.
E será. O projeto de equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade completa 20 anos e para comemorar, realiza neste sábado, Dia da Criança, um almoço de confraternização. No cardápio churrasco, arroz e saladas. Ingressos a R$ 40 adulto e R$ 20 infantil e as reservas podem ser feitas com os coordenadores, a Cláudia (99146-6977) e o Lino (99995-9286).