Tempo

Novo radar meteorológico é instalado e passará por ajustes e testes

Publicado em: 08 de agosto de 2024 às 18:39
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Equipamento será ligado às redes de energia e de internet | Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
    compartilhe essa matéria

    Durante a próxima semana, técnicos trabalharão em configurações e testes dos componentes eletrônicos

    O novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul deve entrar em funcionamento em breve. O equipamento já foi instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre – onde, a princípio, funcionará provisoriamente – e passará por ajustes e testes para que possa começar a operar.

    A Climatempo, empresa que venceu a licitação para fornecer o serviço de monitoramento de condições meteorológicas para o Estado, adquiriu e operará o equipamento.

    Segundo a Defesa Civil, a partir desta quinta-feira (8), o radar será ligado às redes de energia e de internet. Durante a próxima semana, técnicos da Meteopress, fabricante do equipamento, trabalharão em configurações e testes dos componentes eletrônicos.

    Leia também

    Simultaneamente, equipes da mesma empresa calibrarão o equipamento com a instalação de softwares da Climatempo e também farão outras ações necessárias para que a Sala de Situação do Estado comece a receber os primeiros dados gerados. O radar utiliza uma tecnologia chamada nowcasting, que permite a coleta de dados meteorológicos em tempo real, possibilitando à Defesa Civil emitir alertas e relatórios mais precisos.

    De acordo com a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação, o equipamento tem um alcance de cerca de 150 quilômetros e conta com um software embutido que transforma os dados captados em imagens das condições atmosféricas.

    “O radar utiliza tecnologia de ponta. Os dados brutos são processados para gerar imagens que mostram, entre outras informações, volume de chuvas e granizo, além de velocidade e direção dos ventos. Isso vai propiciar uma previsão do tempo bem mais acurada, melhorando significativamente a assertividade dos alertas emitidos à população”, explica Cátia.

    Se informe com as últimas notícias