Geral

Distribuição de maquinário aos municípios será feita conforme adesão no programa Desassorear

Publicado em: 08 de agosto de 2024 às 20:06
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Situação do Rio Taquari, em Mariante, interior de Venâncio Aires, após enchente de maio | Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa do Governo do Estado foi apresentada nesta semana aos prefeitos que integram o Cisvale

    Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, a presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeita de Sinimbu, Sandra Backs, deu mais detalhes sobre o programa Desassorear apresentado, nessa quarta-feira (7), pelo Governo do Estado.

    A iniciativa realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), visa auxiliar os municípios, especialmente os impactados pelas enchentes do mês de maio, com serviços de desassoreamento e também no cuidado e preservação ambiental.

    De acordo com a presidente do Cisvale, o Governo do Estado vai disponibilizar 45 equipes de maquinário. Esta cedência vai ocorrer, primeiramente para os municípios que estão em estado de calamidade e, posteriormente para as cidades em situação de emergência. “Vai ser conforme a adesão ao programa, conforme a inscrição. A partir disso, então, será feita a distribuição de maquinário para os municípios.”

    Leia também

    “E eu vejo que é um programa muito importante, porque nós precisamos, com urgência, fazer o desassoreamento do rio, não é uma dragagem, mas já é uma maneira de amenizar toda essa questão. E nós já estamos em tratativas com a Sedur para também levar a Secretaria de Reconstrução, que está sob o comando do secretário Pedro Capeluppi, para a região do Vale do Rio Pardo, que também deseja fazer parte do Plano Rio Grande”, salienta.

    Sandra explica que em um primeiro momento, quando o Governo lançou o Plano Rio Grande, o Vale do Rio Pardo ficou de fora, uma vez que as ações abrangeram apenas o Vale do Taquari e a Região Metropolitana. “Então, nós fizemos questão de estarmos, também, juntos neste programa. Inclusive, então, criamos [nessa quarta-feira] o Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo, que está sendo gerenciado pelo Cisvale, mas nós vamos convidar outras entidades para fazer parte e também as universidades que já estão envolvidas nesse projeto, porque nós precisamos fazer parte deste Plano do Rio Grande. Isso é imprescindível”, argumenta.

    Segundo a presidente do Cisvale, o programa Desassorear é importante, especialmente diante do cenário regional e da chegada do mês de setembro em que chuvas mais volumosas são registradas. “Além disso, a gente sabe que os municípios precisam ser acompanhados de uma equipe técnica para fazer o desassoreamento. Com isso, também temos a garantia dos órgãos fiscalizadores, porque, inclusive, o Tribunal de Contas participou da nossa reunião. Então, agora, para as próximas reuniões, nós também vamos, inclusive, convidar o Ministério Público.”

    Confira as últimas notícias