Isadora e Leandro preservam a cultura do Rio Grande do Sul
Na casa da família Roncai, em Santa Cruz do Sul, o amor pela cultura gaúcha é algo bonito de se ver. Pilchados, com um chimarrão ao lado e um sorriso, o programa preferido de Leandro, de 43 anos, e da filha Isadora, de 15, é conversar sobre CTG. E não é para menos. Ligados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, eles participam de todas as atividades ligadas ao tradicionalismo, incluindo o Enart, maior evento voltado à cultura do povo do sul. A dupla, com uma sintonia sem igual, garante. “É gratificante fazer parte desse meio que cultiva nossas tradições gaúchas”.
Isadora já sabia que o tablado era o seu lugar desde muito pequena, quando acompanhava os pais no CTG Rincão da Alegria e ficava brincando em volta assistindo aos ensaios. “Eu lembro que gostava muito de estar ali, ficava tentando ensaiar junto. Tive incentivo desde cedo dos pais e porque meus irmãos também dançam. Comecei na invernada mirim, depois passei para a juvenil e hoje já danço há nove anos”, relembra.
Além do amor pela cultura gaúcha, Leandro e Isadora são parceiros para qualquer coisa. Seja para assistir um futebol, brincar, ou para passear e visitar parentes. “Nossa relação é sempre de muita alegria. Somos parceiros, e precisamos estar em atividade, sempre interagindo. Apesar de falarmos sobre tudo, o assunto sempre acaba em CTG”, contam, sorrindo.
Para o pai, que já foi patrão do CTG, é uma satisfação enorme ver a filha seguindo seus ensinamentos. “É muito prazeroso poder acompanhar ela nos ensaios, rodeios, ver o crescimento dela dentro da cultura. Ver ela dançando, me enche de orgulho”, afirma. A filha, apesar de muito nova, valoriza a cultura e, principalmente, saber que a família a acompanha em todos os lugares. “É uma sensação muito boa saber que meu pai, minha mãe e meu irmãos estão junto comigo, e que tudo o que meu pai e minha família me passaram estou levando adiante”, conta.
Emocionada, a jovem diz que pretende levar os ensinamentos do pai muito longe, e por muito tempo. “Levar a cultura gaúcha para todos os cantos é maravilhoso. A invernada para mim é tudo. O CTG é a minha família”, completa.
Patrocínio:
Imobiliaria Cidade – Santa Cruz
Tri Legal
Banda Magia Musical
Top Turismo
M&A Company
Fácil Home Center
Notícias relacionadas
Os desfiles da Oktoberfest fazem história e deixam seu legado de preservação cultural
Assunto é o tema do 23º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
Vídeo detalha condições da RSC-153 e reforça pedido por melhorias
Municípios fizeram publicações coletivas para gerar maior mobilização das autoridades
Câmeras mostram caminhão em alta velocidade sem freios em Monte Alverne
Segundo relato de moradores, motorista conseguiu parar o veículo 600 metros depois
Da Alemanha para a Oktoberfest, a música atravessa o oceano e festeja a imigração
Assunto é o tema do 22º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul