Isadora e Leandro preservam a cultura do Rio Grande do Sul
Na casa da família Roncai, em Santa Cruz do Sul, o amor pela cultura gaúcha é algo bonito de se ver. Pilchados, com um chimarrão ao lado e um sorriso, o programa preferido de Leandro, de 43 anos, e da filha Isadora, de 15, é conversar sobre CTG. E não é para menos. Ligados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, eles participam de todas as atividades ligadas ao tradicionalismo, incluindo o Enart, maior evento voltado à cultura do povo do sul. A dupla, com uma sintonia sem igual, garante. “É gratificante fazer parte desse meio que cultiva nossas tradições gaúchas”.
Isadora já sabia que o tablado era o seu lugar desde muito pequena, quando acompanhava os pais no CTG Rincão da Alegria e ficava brincando em volta assistindo aos ensaios. “Eu lembro que gostava muito de estar ali, ficava tentando ensaiar junto. Tive incentivo desde cedo dos pais e porque meus irmãos também dançam. Comecei na invernada mirim, depois passei para a juvenil e hoje já danço há nove anos”, relembra.
Além do amor pela cultura gaúcha, Leandro e Isadora são parceiros para qualquer coisa. Seja para assistir um futebol, brincar, ou para passear e visitar parentes. “Nossa relação é sempre de muita alegria. Somos parceiros, e precisamos estar em atividade, sempre interagindo. Apesar de falarmos sobre tudo, o assunto sempre acaba em CTG”, contam, sorrindo.
Para o pai, que já foi patrão do CTG, é uma satisfação enorme ver a filha seguindo seus ensinamentos. “É muito prazeroso poder acompanhar ela nos ensaios, rodeios, ver o crescimento dela dentro da cultura. Ver ela dançando, me enche de orgulho”, afirma. A filha, apesar de muito nova, valoriza a cultura e, principalmente, saber que a família a acompanha em todos os lugares. “É uma sensação muito boa saber que meu pai, minha mãe e meu irmãos estão junto comigo, e que tudo o que meu pai e minha família me passaram estou levando adiante”, conta.
Emocionada, a jovem diz que pretende levar os ensinamentos do pai muito longe, e por muito tempo. “Levar a cultura gaúcha para todos os cantos é maravilhoso. A invernada para mim é tudo. O CTG é a minha família”, completa.
Patrocínio:
Imobiliaria Cidade – Santa Cruz
Tri Legal
Banda Magia Musical
Top Turismo
M&A Company
Fácil Home Center
Notícias relacionadas

Fernanda, Lisandra e Maria Fernanda: protagonistas na busca pela justiça e segurança
Em Vera Cruz, essas mulheres são referências como Juíza de Direito, Delegada de Polícia e Promotora

Dais tem o agro como vocação e o cooperativismo no coração
Produtora rural, ela dá seguimento à agroindústria familiar e comemora o sucesso como presidente da Coopervec

Ela é de fé: Ana da Four, a jornalista que não se permite acomodar
Empreendedora e pioneira no ramo de assessoria de imprensa na região, ela é movida por suas crenças e pelo desejo de evoluir

As marcas da imigração germânica permanecem: esse é o verdadeiro legado
Assunto é o tema do 24º episódio e que encerra a série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul