Evento busca fomentar o basquete entre jovens da região
O ala argentino Enzo Ruiz, jogador do Esporte Clube União Corinthians, anunciou, durante entrevista ao Grupo Arauto, a segunda edição do projeto Training Camp. O evento, que busca fomentar o basquete entre jovens da região, será realizado em duas etapas na quadra do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul.
A primeira parte está agendada para os dias 29, 30 e 31 de julho. Esta fase é voltada para crianças de 6 a 14 anos, que queiram aprender a jogar basquete se divertindo. “Era uma coisa que eu sempre quis fazer, porque eu sinto que o basquete me deu muita coisa. Então é um pouco do que eu queria deixar para as crianças. […] Quando eu comecei também gostava de participar de projetos assim”, contou Ruiz.
A segunda parte, chamada Training Camp Development, será realizada nos dias 1, 2 e 3 de agosto e será destinada a jogadores mais experientes, de 14 a 20 anos, que desejam continuar treinando e desenvolvendo suas habilidades. Um dos grandes atrativos desta fase é a participação do treinador da NBA, Mariano Sanchez, reconhecido internacionalmente por seu trabalho com skill moves.
“É um orgulho muito grande poder trazer ele, para que as crianças de Santa Cruz e região aproveitem e tenham um treino com ele. […] As cidades aqui têm muito talento. E para nós, dar esse apoio para eles saberem que esse sonho de jogar basquete é possível. Por isso estamos aqui, fazendo o nosso melhor, para que essas crianças tenham oportunidade”, disse.
Na edição anterior, o evento contou com a presença de Alex Garcia, ex-jogador da Seleção Brasileira, que retornará este ano. Além disso, três jogadores da Alemanha e três da Argentina também participarão, junto com atletas da região.
Neste ano, a Escola Nossa Senhora da Esperança participará por meio da ONG Foco Empreendedor, que, junto com padrinhos, viabilizará a participação de 12 crianças. A coordenadora do evento, Agos Martinez Marquez, também participou da entrevista e destacou a importância social do projeto. “Essa participação social, para nós, é o que lá no final faz sentido. Dar a uma criança que não tem no dia a dia, uma possibilidade de entrar em uma quadra como a do Colégio Mauá, o acesso a um professor que vamos ter por uma semana”, afirmou.
A organizadora enfatizou ainda que o objetivo da iniciativa é, além de descobrir um talento e encontrar um adolescente que queira se envolver profissionalmente, dar a possibilidade para crianças se integraram ao basquete. “O esporte é um meio de vida, não só como um trabalho, mas uma forma para se rodear de pessoas e ser uma pessoa de bem. Uma criança que está dentro de um clube, de uma quadra, está longe da rua e dos riscos das coisas que não devem ser feitas”, concluiu Agos.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho. A ideia é trabalhar com até 120 crianças. Inscrições e mais informações estão disponíveis na conta @ertrainingcamp no Instagram. As crianças participantes receberão uniforme, lanche, foto, diploma e certificação.
Notícias relacionadas
Terça-feira foi mais um dia de movimento e inclusão com o projeto Esporte ParaTodos
Pela manhã, na academia de CrossFit Box 21, foi realizado um treino especial para usuários da Apae
Avenida anuncia reforços para o Gauchão 2025
Zagueiro Dadalt e atacante Adriano Klein integram o time santa-cruzense
Dirigente do Guarani avalia cenário após permanência na Terceirona Gaúcha
O presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Nervo, falou sobre a campanha e o futuro da equipe
Psicóloga santa-cruzense atua com equipe de Brasília nos Jogos Universitários Brasileiros
Diéssica Rocha de Carvalho é especializada em psicologia esportiva e esteve na capital brasileira no início de outubro