Política

Câmara de Santa Cruz aceita pedido e abre processo de cassação de Henrique Hermany

Publicado em: 08 de julho de 2024 às 20:27 Atualizado em: 08 de julho de 2024 às 20:48
INSTALAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR PROCESSANTE OCORREU APÓS ÀS 20H30MIN DESTA SEGUNDA-FEIRA | JACSON STÜLP
compartilhe essa matéria

Comissão Parlamentar Processante composta por três vereadores vai analisar a cassação e julgar mérito da denúncia em até 90 dias

Pouco antes das 19 horas desta segunda-feira (8) começou a ser lida a denúncia com 46 páginas contra o vereador Henrique Hermany (Progressistas). Os vereadores Nicole Weber (Podemos) e Leonel Garibaldi (Novo) haviam protocolado, na última terça-feira (2), um pedido de cassação do mandato do vereador afastado. A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz que começou às 16 horas desta segunda-feira (8), com a apreciação de outros projetos, culminou com a votação pelo aceite da denúncia, abrindo o processo que pode culminar com sua cassação.

Com 13 votos favoráveis pela investigação, dois votos contrários e uma abstenção, a partir de agora, é instaurada uma Comissão Parlamentar Processante. Votaram a favor da investigação os vereadores Bruna Molz (Republicanos), Bruno Faller (PDT), Daiton Mergen (Podemos), Dianefer Berté Schwendler (PT), Edson Azeredo (PL), Eduardo Wartchow (Novo), Francisco Carlos Smidt (Novo), Licério Agnes (PSDB), Luizinho Ruas (PSB), Raul Fritsch (Republicanos), Ricardo Osmar Severo (PL), Rodrigo Rabuske (PL) e Serginho Moraes (PL). Votaram contra Ilário Keller (PP) e Jair Eich (PP). Se absteve professor Cléber (União Brasil).

Por sorteio, foram definidos os três vereadores que passam a integrar essa Comissão, Serginho Moraes, Bruno Faller e Luizinho Ruas, que têm o prazo de até 90 dias para a conclusão dos trabalhos e após o relatório final precisa ser votado em plenário. Será presidente Bruno Faller, vice Luizinho Ruas e relator Serginho Moraes.

Após a votação, o vereador Henrique Hermany destacou: “ao contrário da Comissão de Ética que foi exclusivamente política e midiática, tenho a sincera esperança que a Comissão Processante hoje constituída, permita que eu exerça o meu direito ao contraditório e a ampla defesa“.

Leia também