Mandados de busca e apreensão são cumpridos em Santa Cruz, Venâncio Aires, Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul
Uma ação realizada pela 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Rio Grande do Sul mobilizou dezenas de policiais na manhã desta sexta-feira (8). Foi desencadeada a Operação Santaninha em decorrência da investigação criminal que apura a prática de roubos a bancos registrados nos municípios de Santana da Boa Vista – em abril deste ano – e Amaral Ferrador – em maio. Ambos os assaltos foram em agências bancárias do Banrisul.
A operação na manhã desta sexta-feira contou com o apoio de diversas delegacias de polícia do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), além da Delegacia Regional de Santa Cruz do Sul e ainda Brigada Militar. Em decorrência das investigações realizadas até o momento, foram decretadas duas prisões preventivas e três temporárias pelo envolvimento direto nos crimes e, também, secundário na ação. Ainda com a apreensão de objetos relacionados ao delito, são cumpridos nesta sexta-feira sete mandados de busca e apreensão em Venâncio Aires, Dom Feliciano e Santa Cruz do Sul. Também são cumpridos três mandados de busca e apreensão em Encruzilhada do Sul.
Delito em Santana da Boa Vista
O crime no município Santana da Boa Vista foi registrado no dia 8 de abril de 2022 e contou com a participação de ao menos três criminosos. Houve confronto armado entre os criminosos e um policial militar, fato que resultou na morte de um dos criminosos (Marco Antônio de Carvalho) e ainda, a utilização de reféns pelos demais criminosos.
O criminoso que faleceu integrava grupo criminoso relacionado a roubos praticados em detrimento de instituições financeiras e ao segmento de transporte de valores – com emprego de explosivos ou mediante a rendição de vítima, no chamado “novo cangaço” – fatos praticados durante o dia, em pequenas cidades, dinâmica enfrentada na investigação criminal em questão.
Investigação
O trabalho de investigação criminal desenvolvido pelos agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos implicou na identificação de quatro indivíduos relacionados ao crime. Representou-se, inicialmente, junto à 2ª Vara Judicial da Comarca de Caçapava do Sul, pela decretação da prisão preventiva de três indivíduos, ligados a Carvalho, e reconhecidos por testemunhas da ação delituos. Ainda foi realizada a prisão temporária de um quarto indivíduo, também ligado ao grupo criminoso que, segundo indícios obtidos pela polícia, teria participado do delito. As prisões, três preventivas e uma temporária, foram deferidas. No entanto, um dos indivíduos alvos da prisão preventiva, Paulo Ricardo Domingues dos Santos, faleceu em decorrência dos ferimentos obtidos na prática do delito e o corpo foi localizado em uma mata próxima ao local em que os criminosos abandonaram o veículo Hilux roubado, pelos assaltantes, na fuga do delito praticado em Santana da Boa Vista.
Ainda, com o prosseguimento das investigações em busca do paradeiro dos assaltantes envolvidos no delito, vislumbrou-se, nas provas obtidas até o momento, que outros dois indivíduos, um deles familiar de um dos assaltantes, viabilizavam a ocultação do assaltante, oferecendo auxílio material e moral, e, ainda, possuíam vínculo estreito com o grupo criminoso que praticou o delito em questão. Fato que resultou em uma quinta representação por prisão temporária dos dois indivíduos, também deferida pela 2ª Vara Judicial da Comarca de Caçapava do Sul.
Delito em Amaral Ferrador
Usando método/”modus operandi” semelhante ao utilizado pelo grupo que orquestrou o delito de roubo a banco em Santana da Boa Vista, um segundo grupo, no dia 13 de maio de 2022, assaltou a agência do Banrisul em Amaral Ferrador.
Na ocasião, quatro indivíduos, portando armas de fogo (ao menos duas calibre 12 e 1 fuzil calibre 7.62) ingressaram na agência bancária realizando disparos de arma de fogo. Na ação foram subtraídos os valores existentes no interior cofre da agência, e, ainda, o montante de um dos caixas eletrônicos. Foram levados dois revólveres utilizados pelos vigilantes e os coletes balísticos. Para viabilizar a fuga, os assaltantes saíram da agência bancária efetuando diversos disparos de arma de fogo, utilizando-se de reféns para a formação de espécie de “cordão humano”. Os assaltantes incendiaram o veículo no qual chegaram a agência, (Honda Fit, placas MCY9J49, que havia sido roubado para a prática do delito) e roubaram outro veículo.
Investigação em andamento
Um dos assaltantes no roubo a banco em Amaral Ferrador, André da Silva, que, após o fato, teria sofrido um mal súbito devido a problemas cardíacos, vindo a falecer. Ele tem antecedentes, extenso rol de delitos, entre eles roubo a banco, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Em função disso, estão sendo cumpridos também mandados de busca e apreensão em Encruzilhada do Sul.
ROUBOS
Ambos os roubos foram praticados por um grupo com cerca de três ou quatro indivíduos fortemente armados que invadiram em horário comercial agências bancárias em municípios consideravelmente pequenos e com pouco efetivo policial. O fato torna a prática de tal delito atraente para os criminosos que, em pequenos grupos, subtraem montantes significativos de dinheiro de tais agências interioranas.
Notícias relacionadas
![Motorista da prefeitura fica ferido em acidente no interior de Santa Cruz](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.13.44-1200x900.jpeg)
Motorista da prefeitura fica ferido em acidente no interior de Santa Cruz
Colisão aconteceu na tarde desta quarta-feira
![Moto e táxi se envolvem em acidente no Centro de Venâncio Aires](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.21.08-1200x900.jpeg)
Moto e táxi se envolvem em acidente no Centro de Venâncio Aires
Fato aconteceu na tarde desta quarta-feira
![Foragido de Santa Catarina é preso pela BM em Pantano Grande](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/IMG_1079.jpeg)
Foragido de Santa Catarina é preso pela BM em Pantano Grande
Acusado tinha ordem judicial em aberto há três meses no município de Palhoça, e foi localizado nesta quarta-feira
![Vítimas de acidente na RSC-287 vão ser sepultadas nesta quarta-feira](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/acidente-grave.jpg)
Vítimas de acidente na RSC-287 vão ser sepultadas nesta quarta-feira
Conselheira tutelar e seu filho estavam em Renault Sandero que atingiu de forma frontal um micro-ônibus nesta terça-feira