Não há estrutura para operação de aviões maiores no município
O Clube Venâncio-airense de Modelismo (CVM) objetiva a expansão dos trabalhos em Venâncio Aires e busca a ampliação da pista de pouso. O grupo, de cerca de 30 empresários, quer passar a receber aeronaves no local. Isso porque não há uma estrutura destinada a aviões maiores no município.
De acordo com o presidente do Clube Venâncio-airense de Modelismo, Altemir Soares dos Santos, há integrantes do CVM que têm aeronaves e precisam deixar o avião em um hangar no município de Estrela. Além disso, a medida poderá ampliar negócios e fomentar o turismo.
“Temos empresários que precisam pousar em Santa Cruz ou Estrela porque as aeronaves precisam de um traçado maior para operar. Sem dizer que seria importante ter uma pista até para rota alternativa quando precisar”, diz o presidente do Clube Venâncio-airense de Modelismo, Altemir Soares dos Santos.
Atualmente, a pista tem 300 metros e é necessária a ampliação em, aproximadamente, 600 metros do espaço que é cedida pelo Município O grupo contatou a prefeitura na busca de auxílio para a realização da expansão dos trabalhos no local. Entretanto, de acordo com Altemir Soares dos Santos, a administração municipal relatou que há pretensão de outros projetos para o terreno.
A reportagem do Grupo Arauto entrou em contato com o prefeito Jarbas da Rosa que relatou que o terreno é uma Área de Preservação Permanente (APP), o que dificulta os trabalhos no local. “É algo bem mais complexo e mais demorado, porque é algo do meio ambiente. Para a ampliação da pista é preciso inverter, fazer uma área perpendicular, além de ter que ser feito uma compensação”, relata o prefeito Jarbas da Rosa.
O CVM recebe além do aeromodelismo, veículos de automodelismo e ultraleves. O grupo se mantém de forma própria na localidade de Linha Barbosa e realiza ações sociais, como arrecadação de agasalho para famílias carentes de Venâncio Aires.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado