Empresa atua há 20 anos em Venâncio Aires e atende quase todo o Rio Grande do Sul
Que todo o começo é difícil, isso nós já sabemos. Porém, o fator determinante para conquistar aquilo que se quer está na insistência. Um dos pilares para o crescimento da empresa Extinleal, que atua há 20 em Venâncio Aires. O empreendimento está localizado na RSC-453, quilômetro 5, fornecendo desde o projeto do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) a execução dele.
Entretanto, a empresa que abraça quase todo o Rio Grande do Sul, ficando de fora apenas o litoral gaúcho, começou após um empecilho ocorrido em São Paulo. Conforme o empresário Altair de Andrade, depois de trabalhar apenas dois dias no estado paulista e furtarem a sua ferramenta de trabalho, uma Volkswagen Kombi, ele tomou a decisão de retornar ao território gaúcho. Em Pantano Grande, o profissional e seus dois irmãos começaram a vender extintores em uma Vw Variant. O carro passou a ser a própria moradia do trio que dormia dentro do automóvel.
Tempos depois, após abrir a primeira empresa em Pantano Grande, Altair decidiu que era momento de investir em uma sede própria e em um município maior. Dessa forma, visualizou na Capital do Chimarrão um município de grandes oportunidades e de possíveis investimentos. O empreendimento abriu as portas em Venâncio Aires no ano de 1999 em uma antiga casa que havia no local.
Desde então, a Extinleal cresceu exponencialmente, passando de apenas um funcionário para, atualmente, 14 profissionais, além do aumento de frota e de serviços prestados. O empreendimento conta com oficina de manutenção de extintores, sinalização, alarme de incêndio, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de realizar o projeto do PPCI. Conforme o empresário, a expectativa é de abranger ainda mais os negócios, atendendo também Santa Catarina.
“No início, as coisas não foram fáceis, mas não baixei a cabeça. A vida tem muitas pedras no caminho, porém elas mais tarde enfeitarão a nossa estrada. Lembro que eu e meus dois irmãos dormíamos dentro da Variant e precisávamos nos revezar. Aí, dois dormiam sentados e um deitado. […] sempre digo que tudo aqui foi adquirido de forma honesta, sem falcatrua, tudo foi conquistado pelo suor. O bom trabalho ele pode demorar, mas quando vem, ele vem com abundância. Somos muito gratos a Deus”, diz o empresário Altair de Andrade.