Geral e Vídeos

VÍDEO: Rio Pardinho sai do leito e alaga ruas e pátios no Bairro Várzea

Publicado em: 08 de julho de 2020 às 07:38 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 12:59
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Moradores estão tendo que ser transportados para a parte alta do bairro

    A chuva contínua registrada em Santa Cruz do Sul e região fez aumentar o nível de água do Rio Pardinho. Conforme dados da Defesa Civil, desde ontem (7), o acumulado de chuva atingiu os 104 milímetros em Santa Cruz. Devido à cheia do Rio Pardinho, algumas residências estão sendo atingidas pela água e moradores da Praia dos Folgados, por exemplo, estão tendo que ser transportados para a parte alta do Bairro Várzea.

    Enquanto nesta terça-feira o nível do Rio Pardinho estava em 1,80m às 7h, nesta quarta já atingiu os 7,40m. De acordo com a Defesa Civil de Santa Cruz, o Rio Pardinho transbordou quando o nível da água ultrapassou os 7 metros, inundando a Rua Irmão Emílio, no Bairro Várzea; a Travessa Daer, no Bairro Bom Jesus, além do Corredor Morsch, no Bairro Dona Carlota. 

    De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Joaquim Dias Barbosa, nenhuma pessoa ficou desabrigada ou desalojada. Além disso, não foi feita a retirada de moradores devido à enchente, mas sim, realizado o transporte: "Até porque a enchente não entrou nas residências dos moradores, apenas no pátio. A água já está sob a Rua Irmão Emílio na parte que não é pavimentada e já entrou dentro do próprio Bairro Várzea, nas ruas mais baixas, mas não está sendo necessário fazer a remoção dos moradores do bairro".

    Conforme ele, houve um acréscimo rápido no nível do Rio Pardinho a partir das 3h40min desta quarta-feira. Ainda acrescenta: "A Defesa Civil pede que os moradores que não precisarem sair de casa não saiam, a não ser que precise ser feita uma retirada de emergência".

    Atenção condutores: na manhã desta quarta-feira o trânsito está bloqueado na esquina da Escola Municipal Beija-Flor.