Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: terapia e relacionamento

Publicado em: 08 de junho de 2023 às 08:53 Atualizado em: 17 de maio de 2024 às 16:42
Foto: Freepik
compartilhe essa matéria

Edição desta desta semana aborda as terapias de relacionamentos com a psicóloga Gisela Weber Fontoura, especialista no assunto

O Arauto Saúde desta semana vai abordar as terapias de relacionamentos com a psicóloga Gisela Weber Fontoura, especialista no assunto.

Convidamos você para falar sobre planejamento nos relacionamentos, tanto de casais, como para pessoas que não moram junto. Relacionamento com planejamento para que não haja atritos. Como é que isso funciona?

Às vezes as pessoas não pensam sobre isso em seus relacionamentos, e o ponto principal do planejamento é a questão da comunicação para que a gente possa falar sobre isso e comunicar ao outro. O outro precisa estar ciente do que a gente está comunicando.

Dentro de uma família há muitos atritos, brigas, discussões por questões financeiras, o que acaba abalando a saúde. Quando um gasta e o outro economiza, falta a conversa, o atrito pode acontecer?

É preciso que este casal entre em um acordo porque é comum haver diferenças de personalidade. Primeiro o casal precisa ter esse acordo para poder comunicar aos filhos. Eles precisam entender que o casal está de acordo com um padrão de comportamento. Tudo é a comunicação. Sentar e conversar. Como é o meu jeito de lidar com as questões financeiras, deve existir um consenso. 

Outra questão é a cobrança em relação aos serviços domésticos. Nesse sentido, qual é a conversa que precisa acontecer?

Desde o início do relacionamento é preciso que se estabeleça comunicação e acordos. É importantíssimo haver acordos do casal. O casal passa por fases ao longo do relacionamento e é importante que em cada patamar da relação haja uma conversa. Sobre a questão de um trabalhar e o outro cuidar da casa, tenho pacientes que estabelecem isso no acordo e está tudo certo, e outros onde isso é um problema. 

Qual é a importância de haver acordos e planejamento em ambientes onde as pessoas trabalham?

É importante para não causar atritos. Cada um deve saber o que deve fazer, e se não estiver de acordo, é importante que haja a conversa para esclarecer.