Com mais de duas décadas de empresa própria, engenheiro já tornou realidade a construção de mais de 600 obras
Nunca lhe faltou criatividade e muito menos coragem para inovar. Lari Ertel, conhecido e reconhecido em Santa Cruz do Sul por seu trabalho como engenheiro civil, sabe que grandes conquistas são frutos de grandes projetos. Por isso, desde o início da carreira, sempre acreditou no quanto poderia realizar. Os números estão aqui para comprovar o sucesso: mais de 40 anos de experiência, mais de duas décadas de empresa própria e mais de 600 obras construídas.
Os resultados são consequência do amor por fazer. Afinal, a vida sempre lhe indicou o caminho da construção para a evolução de sua própria história. Natural de Santa Cruz do Sul e criado em Linha General Osório, onde muito aprendeu a valorizar os detalhes simples da vida, enxergou no seu pai – caminhoneiro, mas também dono de uma serraria que construía chalés – o quanto seria legal atuar moldando sonhos em forma de casas. Com oito anos, quando seu pai Roque Alberto Ertel (in memoriam) comprou uma maquete, a paixão foi repentina. "Que espetacular! Que legal", o jovem menino pensou. Ali nascia um sonho e um futuro construtor.
Aos 10 anos, quando sua família se mudou para o centro da cidade, Lari passou a estudar no Colégio Marista São Luís, onde se destacou por seu talento com lápis e papel em mãos. Por isso, iniciou aos 14 anos um curso de Desenho no Senai. Um ano depois, conseguiu o primeiro emprego. Se as manhãs eram de dedicação aos estudos no colégio, as tardes eram de trabalho na Marquetto & Wilk, em Venâncio Aires. Mais tarde, começou a trabalhar na Construtora Rech, em Santa Cruz do Sul, onde muito aprendeu com Adalberto José Rech (in memoriam). "Aprendi muito lá. Ele era meu mestre e me ensinou coisas antes mesmo de eu entrar na faculdade. Foram 15 anos na empresa", relata o engenheiro que recorda com alegria a época em que desenhava no papel vegetal.
Formado pela PUC em Engenharia Civil e pós-graduado em Engenharia Diagnóstica pela Universidade Paulista, Lari Ertel encontrou o caminho para sua própria empresa ao viajar para a Europa. Voltou de lá com a certeza de que gostaria de construir casas no estilo inglês. "A arquitetura inglesa é o berço da arquitetura mundial. Tudo começa com o estilo inglês. Mas eu quis ir na raiz do estilo inglês. No começo não foi fácil. As pessoas achavam que era loucura fazer esse estilo, mas hoje vejo que há muitos seguidores. Aos poucos, fui rompendo esses paradigmas e evoluindo. Hoje eu não preciso explicar para ninguém e sim as pessoas que pedem orientação. Por isso, digo que tudo começou com essa inovação", diz.
Chaminés com revestimentos, primeira telha shingle, primeira esquadria de PVC. Lari Ertel foi precursor de muitas novidades em Santa Cruz do Sul. Tantas foram as construções que muitas casas ele nem recorda. Porém, sempre há algo que ele jamais esquece: a alegria de tornar realidade o sonho de muitas famílias. Atualmente, no cotidiano de trabalho, o engenheiro conta com a parceria da empresa do filho Thiago Ertel, formado em Arquitetura. "Ele agregou bastante e me ensinou muitas coisas. Fez eu dar valores a alguns detalhes. Ele assumiu diversos projetos e, hoje, ele é quem manda em mim", se diverte Lari.
Quando pensa no futuro, imagina novos e surpreendentes trabalhos. "O céu é o limite. Depois de tantas dificuldades, temos que colher os frutos. Estou feliz com o meu trabalho, me sinto seguro e faço qualquer projeto. Não tenho medo de desafios, pois eu sei o que eu faço", comenta. Mas, fora da vida profissional, também aguarda com ansiedade os próximos capítulos de sua história. Sua filha Tatiana está grávida e, com isso, não vê a hora de tornar-se avô e transmitir para a nova geração o quanto a vida é linda quando se acredita em sonhos.