Região

Mais de 180 animais são atendidos no Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis

Publicado em: 08 de junho de 2018 às 19:16 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 10:35
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires
  • compartilhe essa matéria

    Projeto tem o objetivo de prestar assistência com tratamento antiparasitário para cães e gatos

    A Administração Municipal iniciou nesta semana o Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis, atendendo cães e gatos nos Bairros Brands, Coronel Brito, Battisti e Macedo. O projeto tem o objetivo de prestar assistência com tratamento antiparasitário para cães e gatos destes bairros, prevenindo e controlando vermes, pulgas, carrapatos, piolhos, bernes, bicheira e ácaros de sarnas. Ele foi proposto pela Secretaria da Saúde e aceito em reunião ocorrida entre a Administração, Vereadores, Secretarias, ONG Amigo Bicho e demais representantes e defensores da causa animal.

    De acordo com os números disponibilizados pela Vigilância Sanitária, foram 183 animais atendidos, na sua maioria cachorros, 101 machos e 82 fêmeas e a maior adesão aconteceu no Bairro Battisti. Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Notti, a grande maioria necessita de duas doses, somente os animais com sarna precisam de quatro doses. “Quem não conseguiu vir no primeiro dia de ação ainda pode vir, mas é importante retornar nas próximas semanas para manter continuidade no tratamento antiparasitário”.

    São oferecidas gratuitamente quatro aplicações por animal, que serão realizadas uma vez por semana. Os bairros receberam as equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria do Meio Ambiente e voluntários. O início do projeto aconteceu na quarta-feira, na parte da manhã no bairro Macedo e a tarde no Bairro Brands. Já na quinta-feira, 7,  na parte da manhã o atendimento ocorreu no Bairro Battisti e no período da tarde no Bairro Coronel Brito.

    O prefeito Giovane Wickert participou do primeiro dia de ações no Bairro Brands. Ele destacou que este passo é fundamental para os futuros projetos como o Centro de Bem Estar Animal e da castração, “este levantamento que a Vigilância está fazendo será de suma importância para que possamos conhecer a realidade, e concretizar outros projetos na área animal”. Além disso, comentou que o objetivo do projeto Assistencial de Pets Vulneráveis é acontecer semestralmente.