Cobertura Especial

Voluntários criam grupo em rede social para coordenar doações de materiais e entrega de refeições em Venâncio Aires

Publicado em: 08 de maio de 2024 às 16:42
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Objetivo é auxiliar a população de bairros e localidades atingidas pela enchente da semana passada | Foto: Arquivo Pessoal
    compartilhe essa matéria

    “O intuito do grupo é conseguir ter comunicação com os moradores dos bairros [de Venâncio Aires] atingidos [pela enchente] e entender suas necessidades para tentarmos levar o que for possível, evitando desperdício.” É com essa premissa que surgiu o grupo “Comunicação de Voluntários – Bairros – Localidades” em um aplicativo de mensagem.

    Criado por Amanda Janisch, que reside em Venâncio Aires, a iniciativa reúne outros moradores do município que se colocaram à disposição para auxiliar os moradores afetados pela enchente registrada em bairros e no interior da cidade. Além disso, o grupo também conta com a participação de moradores dos locais atingidos e de representantes de entidades venâncio-airenses, como Rotaract e Rotary.

    Leia mais: Defesa Civil Nacional repassa assistência humanitária de R$ 4 milhões para Venâncio Aires

    Foto: Arquivo Pessoal

    O objetivo é promover o diálogo assertivo e em tempo real com quem necessita de ajuda, pensando, especialmente, em evitar desperdício. “É importante ajudar na logística e da organização para que chegue na ponta final, que são as pessoas que precisam”, explica Amanda.

    Conforme ela, o grupo, com apoio dos representantes das comunidades – que ficam responsáveis por conversam com os moradores e repassar as demandas -, tenta organizar quem pode ajudar com as diferentes frentes, como no caso das refeições. “A feijoada é um exemplo bem bacana, a Camille comprou as embalagens [com dinheiro arrecadado através de doações], o Rotaract comprou os ingredientes, a comunidade Battisti fez a feijoada e o pessoal da Ordem DeMolay ajudou a entregar. Isso mostra a soma dos esforços.”

    Confira ainda: Operação garante transporte de bebê de dois meses para UTI Pediátrica de Venâncio Aires

    Foto: Arquivo Pessoal

    Outro ponto é a entrega de doações e de itens que estão em falta. Há um mapeamento diário compartilhado no aplicativo de mensagens. A partir disso, a pessoa responsável por receber as doações se disponibiliza a comprar os itens, outra organiza a parte de produção, quando for comida, e outra a de logística e entrega. A força-tarefa tem ajudado moradores de diversas localidades e o intuito é seguir auxiliando enquanto for necessário.

    Quem quiser colaborar, pode entrar em contato com Amanda Jantisch, através das redes sociais, para passar mais detalhes. Além do trabalho em contato direto com a população afetada, o grupo também realiza entrega de doações no Pavilhão São Sebastião Mártir, ponto de coleta montado pela Prefeitura de Venâncio Aires e que destina os itens para famílias e para os três abrigos instalados no município.