Cobertura Especial

Venâncio Aires reestabelece acesso à Vila Mariante apenas para máquinas e caminhões

Publicado em: 08 de maio de 2024 às 13:51
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Na localidade, foco é para os trabalhos emergenciais e no enterro dos animais mortos na enchente | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Com a baixa ainda lenta das águas na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, apenas máquinas e caminhões altos conseguiram acessar a localidade na manhã desta quarta-feira (8). O grupo se deslocou para dar início aos trabalho emergenciais.

    O acesso ocorreu através de estradas vicinais. “Nossa prioridade hoje será o enterro de animais. Ainda há muito trabalho por aqui”, esclareceu o prefeito, Jarbas da Rosa.

    Paralelo a isso, a Administração Municipal busca o reestabelecimento emergencial de uma ligação da RSC-287 com a região metropolitana do Estado. Após a destruição de trechos inteiros da rodovia administrada pela empresa Rota de Santa Maria e a expectativa de demora de até 30 dias para um conserto por parte da concessionária, a Prefeitura já anunciou que fará o desvio, com apoio de empresários, por estradas vicinais municipais.

    Leia também: Em decorrência das chuvas, Rio Grande do Sul já contabiliza cem mortes

    “Não vamos esperar. Assim que baixar a água vamos reestabelecer o acesso, num desvio que dará cerca de cinco quilômetros por estradas vicinais de Picada Mariante. Com a garantia de que a ponte está em condições seguras para passagem, vamos reestabelecer emergencialmente essa ligação. Nossa economia já foi muito atingida e o reestabelecimento da produção via 287 é emergencial para Venâncio e vários municípios do Vale do Rio Pardo”, salientou o chefe do Executivo.

    Jarbas da Rosa fez, ainda, um apelo para que a população não se desloque até Vila Mariante. Segundo ele, neste momento não há condições seguras para o acesso, nem infraestrutura para mexer e limpar em casas ou nos empreendimentos comerciais. Apenas máquinas estão atuando no local.