Cobertura Especial

Secretaria de Desenvolvimento Social coordena força-tarefa para mapeamento de abrigos

Publicado em: 08 de maio de 2024 às 16:16
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Fonte
    Governo do Estado do RS
  • Foto: Eduardo Wachholtz
    compartilhe essa matéria

    Na tarde de terça-feira (7), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) se reuniu de forma on-line com equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Defesa Civil nacional e do RS e do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para elaborar, conjuntamente, o formulário de levantamento de informações de abrigos provisórios.

    Leia também: Em decorrência das chuvas, Rio Grande do Sul já contabiliza cem mortes

    A ferramenta será utilizada por equipes das entidades, que ouvirão os gestores dos abrigos instalados no Estado para acolher pessoas afetadas pelas enchentes com o objetivo de identificar, caracterizar e apontar as necessidades dos locais. O formulário será aplicado por equipes das entidades envolvidas, a partir de quinta-feira (9).

    Cada responsável pela pesquisa deverá preencher os questionamentos, apontando o perfil das pessoas acolhidas, dados sobre a estrutura do local, necessidades que forem identificadas, entre outras informações importantes. As respostas irão compor uma base de dados em uma plataforma do Estado e permitirão acompanhamentos periódicos por parte dos órgãos.

    Para o titular-adjunto da Sedes, Gustavo Saldanha, a ação conjunta fortalece ainda mais a soma de esforços para ajudar o Rio Grande do Sul. “Este é o momento de unirmos nossas equipes e focar no atendimento a todas as pessoas que perderam tudo e precisam de acolhimento, afirmou.