cultura alemã

Seminário discute modelo de ensino dual no RS

Publicado em: 08 de abril de 2025 às 09:47 Atualizado em: 08 de abril de 2025 às 11:55
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Pedro Thessing
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Encontro ocorre na PUCRS, em Porto Alegre

    O Governo do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições brasileiras e alemãs, realiza, nesta terça-feira (8), um seminário que aborda o modelo de formação profissional dual (duale Studien ) no estado . O evento ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tem como objetivo estreitar as relações entre o Brasil e a Alemanha, especialmente no que diz respeito à educação técnica e à inserção no mercado de trabalho.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o subsecretário da Justiça do Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, explicou que a iniciativa surgiu a partir da aproximação institucional do Rio Grande do Sul com a cultura alemã, principalmente com os estados Hesse e Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz), da Alemanha.

    A formação dual combina ensino teórico em sala de aula com experiência prática em empresas ou instituições relacionadas à área de estudo. Esse modelo alemão de ensino técnico de alta qualidade fez com que a Alemanha se tornasse uma potência econômica. “Isso é fundamental porque nós temos um modelo econômico diferente, um modelo que talvez atenda a essa ansiedade e frustração de uma geração que já quer ter o seu dinheiro logo, não quer ficar muito tempo estudando sem trabalhar e sem praticar”, salienta Gessinger.

    Participam do evento, entidades educacionais, empresas e governo. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Colégio Humboldt de São Paulo estão entre os participantes. O objetivo final do evento é definir a possibilidade de aprofundar as relações com as culturas de língua alemã.

    Leia também