Adelmo Bicalho comanda a unidade do Cartão de Todos em Santa Cruz. Há dois anos no município, empresa vem crescendo e ganhando destaque na comunidade
De Ipatinga – região do Vale do Aço, há cerca de 250 quilômetros de Belo Horizonte – para Santa Cruz do Sul, cidade pujante do interior gaúcho. A cultura enraizada de um povo colonizado por imigrantes alemães atraiu os olhares do mineiro Adelmo Menezes Bicalho que, há dois anos, vem dando continuidade a uma trajetória profissional de sucesso. Dessa vez, com o intuito de oferecer benefícios para melhorar a qualidade de vida das pessoas, através do Cartão de Todos.
Aos 28 anos, Bicalho já é referência quando o assunto é resultados. Antes de chegar à Terra da Oktoberfest, atuava como gerente na Rede Ponto Frio, onde conseguiu alavancar as vendas e deixar sua marca. Em 2019, a convite do amigo e sócio Samuel Temponi, chegou ao município para comandar uma das 25 franquias do Cartão de Todos no Estado e uma das mais de 300 no país. "Foi uma mudança bem interessante. Eu já conhecia a empresa e já tinha recebido um convite anteriormente, mas acabei não aceitando. Quando me chamaram para vir à Santa Cruz, pesquisei a cidade, me interessei bastante. A questão cultural me atraiu muito e então aceitei o desafio", conta.
E o desafio não era somente administrar a empresa, mas sim, criar uma proximidade e fazer a população santa-cruzense se sentir em casa e ter confiança no negócio. “Sabíamos dessa dificuldade pela questão da cultura e nós sermos de fora, mas nosso objetivo foi chegar e trazer a comunidade para dentro do Cartão de Todos. Promovemos inúmeros projetos como a doação semanal de cestas básicas para as famílias que mais necessitam, na hora do cadastro damos a opção de pagamento de taxa de adesão ou 1kg de alimento não perecível, que posteriormente são revertidos à comunidade, além do Natal Solidário e outras ações que ajudam nessa aproximação”, afirma Bicalho.
Com benefícios nas áreas da saúde, educação e lazer, o Cartão de Todos já contempla mais de 11 mil famílias cadastradas, desde a ativação da unidade – que ocorreu no dia 15 de junho de 2019 – até o momento. “Nosso carro chefe é a saúde. Temos parceria com a Clínica Amor Saúde, onde nossos filiados conseguem atendimento médico por um valor mais acessível. Uma consulta com especialista, por exemplo, custa R$32. Começamos do zero e hoje já temos 25 mil pessoas que usam o serviço. O sentimento é de dever cumprido”, destaca o gestor.
As marcas deixadas no período da pandemia
Apesar das dificuldades trazidas pela pandemia, o período deixou também marcas positivas para a empresa. Mesmo com demissões no início do ano passado devido ao fechamento do comércio – que acabaram se tornando recontratações – o Cartão de Todos cresceu e alcançou os melhores resultados desde a inauguração. “Lideramos a Regional Sul, que compreende as franquias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, durante três meses, com mais de mil cadastros por mês”, recorda Adelmo.
Fora da empresa, o jovem gestor aprecia um bom churrasco, estar perto dos amigos e falar de futebol. Mas nada de dupla Grenal. O coração é azul, mas do Cruzeiro. Por aqui, Bicalho também encontrou uma morada para o coração e, junto da namorada Mariana, planeja o futuro. E para quem ainda não conhece o Cartão de Todos, Adelmo ressalta: "Venha conhecer porque com certeza vai ajudar bastante. São 30 pessoas preparadas para apresentar, da forma que for mais cômoda para o cliente, uma saúde de qualidade", considera.