Geral

Famílias de baixa renda de Santa Cruz terão desconto na conta de água

Publicado em: 08 de janeiro de 2025 às 16:31
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Aproximadamente 10 mil pessoas cadastradas no CadÚnico estão sendo avaliadas

    A Corsan/Aegea e a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst) estão finalizando o processo de identificação das famílias santa-cruzenses que receberão descontos na conta de água. A medida é baseada em uma lei federal de 2024, que estabelece diretrizes para a tarifa social de água e esgoto, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

    Em entrevista ao Grupo Arauto, o presidente da Agerst, Astor Gruner, explicou que foram utilizadas informações do Cadastro Único (CadÚnico), bem como critérios adicionais, como a presença de idosos ou pessoas com deficiência na residência, para determinar a elegibilidade. Esse desconto será de até 50% para os primeiros 15 metros cúbicos consumidos. “Para aqueles que estiverem enquadrados em famílias de baixa renda dentro do CadÚnico, ou então famílias que tenham pessoas deficiências ou idosas que comprovem não possuir meios de pagamento”, explicou.

    A expectativa, segundo Gruner, é que o benefício comece a ser aplicado em breve. O presidente apontou que aproximadamente 10 mil pessoas cadastradas no CadÚnico em Santa Cruz do Sul estão sendo avaliadas. Após uma triagem detalhada, as famílias que atenderem a todos os critérios terão o desconto ativado automaticamente.

    Ainda, o representante da Agerst afirmou que não é necessário que as famílias procurem a Corsan ou a agência reguladora. O processo é automático e, depois de concluída a triagem, serão divulgadas as informações para que, caso alguém que se enquadre nos critérios não seja contemplado, possa solicitar a inclusão.

    Ouça a entrevista completa: