As inscrições podem ser feitas até 19 de janeiro
A rede estadual de ensino está com o período de pré-matrículas aberto para o ano letivo de 2025. Até o dia 19 de janeiro, responsáveis podem garantir vagas para o primeiro ano do ensino fundamental, primeiro ano do ensino médio, cursos técnicos integrados ao ensino médio e outras modalidades.
De acordo com Luiz Ricardo Pinho de Moura, coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), o processo de matrícula deve ser realizado diretamente no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na seção específica para matrículas. “Todas as escolas da rede estadual estão vivenciando o período de matrícula e, ao mesmo tempo, inscrições para as transferências. A matrícula hoje se dá de todos os estudantes que se inscreveram para cursar na rede estadual nas nossas escolas os primeiros anos do ensino fundamental, a primeira série do ensino médio, algum curso técnico e até mesmo o magistério. Então, estão acontecendo as matrículas”, disse.
Ele destacou que as transferências também podem ser solicitadas até o dia 19 de janeiro. Segundo Moura, esse é o momento para alunos da rede municipal que queiram migrar para a estadual ou para estudantes da rede estadual que desejam mudar de escola ou até de município dentro da abrangência da 6ª CRE. “E todo estudante ou responsável que perdeu o prazo da matrícula, que aconteceu em outubro e novembro, também poderá fazer neste período”, reforçou.
Além disso, o coordenador apontou diretrizes importantes para as inscrições. No caso de vagas para o período diurno, o sistema prioriza alunos mais jovens ou aqueles que já tenham irmãos matriculados na mesma escola. Já para o período noturno, é necessário apresentar um comprovante que justifique a necessidade, como vínculo empregatício. “Não pode simplesmente querer fazer uma transferência do diurno para o noturno que não seja por questões de trabalho. Então, a gente recomenda ter esse comprovante em mãos”, afirmou.
Ainda, para situações em que a vaga desejada não esteja disponível, ele recomenda que as famílias procurem a 6ª CRE. “Qualquer situação de não conseguir a vaga na escola desejada ou por uma necessidade, pode procurar a 6ª coordenadoria para a gente poder otimizar e ver quais as possibilidades que tem como ajustar essas vagas“, concluiu.
Notícias relacionadas
Avança trabalho para construção de casas na área do antigo Instituto Penal de Mariante
Estrutura foi demolida em julho por uma empresa de Canoas
Cerimônia marcará início das obras de restauração da antiga Prefeitura de Rio Pardo
Ato de assinatura do começo dos trabalhos ocorre nesta sexta-feira
Administração de Santa Cruz assina pedido para implantação da tecnologia 5G
Objetivo é transformar a Terra da Oktoberfest em uma cidade inteligente e conectada com o futuro
Trânsito de Venâncio Aires terá mudanças ainda neste ano
Um dos pontos que passou por estudo de engenharia é o cruzamento das Ruas Tiradentes com 15 de Novembro