Ato de assinatura do começo dos trabalhos ocorre nesta sexta-feira
A Prefeitura de Rio Pardo realizará, nesta sexta-feira (10), às 10h, uma cerimônia para marcar o início das obras de restauração do prédio histórico que abrigou a antiga sede da prefeitura, localizado na Rua Andrade Neves. Construído em 1851, o edifício já desempenhou diversas funções ao longo de sua história, incluindo a de Hotel Brasil, Intendência Municipal e, mais recentemente, a sede da Emater. Atualmente, o imóvel apresenta problemas estruturais, como infiltrações no telhado, e será submetido a uma ampla revitalização para preservar sua relevância histórica e dar novas funções.
Após as obras, o espaço será transformado em um centro cultural e administrativo. O acervo histórico da cidade, incluindo livros e documentos muito procurados por pesquisadores e estudantes, será acomodado no primeiro pavimento, que contará também com áreas para pesquisa, atendimento a visitantes, um memorial sobre a história de Rio Pardo e espaço dedicado ao artesanato local. No segundo piso, será reinstalado o gabinete do prefeito, permitindo que o chefe do executivo municipal volte a despachar do local. Essa área também será adaptada para garantir acessibilidade com a instalação de um elevador panorâmico.
O porão, uma característica marcante das construções antigas da cidade, será restaurado para abrigar uma cafeteria moderna, com mesas internas e externas, além de uma cozinha e sanitários. O pátio do prédio será revitalizado com paisagismo e será utilizado para apresentações artísticas, criando um espaço multifuncional para convivência e cultura.
A prioridade será para a recuperação do telhado, que é a parte mais comprometida da estrutura. As paredes externas e fundações, que estão em melhores condições, também receberão intervenções para garantir a durabilidade do prédio. Desde que o imóvel deixou de ser utilizado, ele não passou por reformas significativas, sendo a última grande intervenção realizada em 1910.
Notícias relacionadas
Operação Verão Total registra 225 salvamentos em 16 dias
Os dados estão no balanço do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul
MPRS atuou em mais de 1,7 mil plenários com média de 84% dos réus condenados
Do total realizado no ano, 21,45% foram casos de tráfico de drogas e 13,62% de feminicídios
Mais cinco minutos
O pai levara a filha para passear no parque. Lá estava também uma mãe que observava seu filho, enquanto ele brincava alegremente. Os pais estavam lá, numa mesma missão: olhar pelos filhos. Nos parques, os filhos brincam e os pais…
Unisc abre inscrições para processo seletivo complementar de mestrados e doutorados
As aulas dos programas de pós-graduação stricto sensu iniciam entre fevereiro e março de 2025